Filhote de Shih-Tzu como cuidar

filhote de shih tzu como cuidar
Para cuidar bem de um filhote com menos de 4 meses, sem todas as vacinas dadas, você tem que ter em mente que é como se fosse um bebê de colo. Ou seja, todo cuidado é pouco. 

Os veterinários dizem que a primeira dose de vacina v10/v8 protege 33%, a segunda 66% e a terceira 99%. Por isto, antes de dar todas as vacinas você deve manter seu filhote longe de tudo que é da rua como sapatos, por exemplo. Quando chegar da rua, você deve sempre lavar as mãos, pois nas brincadeiras, os filhotes costumam morder essa parte. Ter acesso a coisas da rua é como se ele fosse pra rua. O que deve ocorrer somente quando o filhote já passou pelo processo de imunização. Isto ocorre quando o filhote está com mais de 4 meses, pois a anti-rábica só pode ser aplicada com 4 meses. 

Para manutenção da saúde do filhote, reforce a vermifugação e dê ração super premium. Mesmo que o filhote tenha sido vermifugado no canil onde você comprou é bom fazer o reforço já que canis possuem muitos cães e mesmo limpando-o regularmente pode ocorrer de ficar algum cisto de verme no chão e o filhote se reinfestar. Assim que trouxer o filhote pra casa, compre imediatamente o vermífugo Drontal Puppy (pois é o melhor da categoria filhotes), e dê ao filhote por três dias consecutivos e após 15 dias repita mais três dias (a quantidade a dar fica na bula).

As rações super premium são conhecidas por terem um nível nutritivo maior que as demais categorias (Premium e Standard). Por isto, são recomendadas. 

No primeiro dia, em sua nova casa, alguns relatam que o filhote não comeu direito. Isto pode ser resolvido com a adição de carne moída, peito de frango desfiado, fígado picadinho/triturado (de boi ou ave) à ração. Vale lembrar que neste caso você deve colocar somente a quantidade que o animal vai comer na hora, pois a ração pode azedar e fazer mal ao filhote (a ração facilmente azeda nestes casos). Cozinhe a carne somente na água. Sem adição de sal ou qualquer outro tempero. Coloque só um pouquinho na ração (só para dar um toque especial).  Para o filhote, você pode dar ração 3x ao dia (adultos-com mais de 12 meses, comem 2x ao dia). Se o filhote não está comendo direito, fique atento ao tamanho do grão. Shih-Tzus costumam demorar sair totalmente seus dentes. Rações com grãos muito grandes são ruins neste caso. Se isto ocorrer você pode triturar um pouco no liquidificador. A super premium que tem  grão bem pequeno e não muito duro, ideal para os shih-tzus é a Guabi Natural Raças Pequenas Filhotes. A Mini Júnior da Royal Canin é pequena, mas muito dura. Se o filhote estiver com poucos dentes, isto pode ser um problema. Você pode colocar duas vasilhas. Uma com ração inteira e outra com ração triturada e observar. Quando o filhote estiver comendo bem a inteira, não precisa triturar mais. O filhote deve comer bem para manter sua saúde. Se puder estimular com adição de carne à ração será ótimo.

A água do filhote deve ser filtrada, fervida ou mineral. Observa-se em raros casos que alguns filhotes, mesmo vermifugados ficam com diarreia bebendo água filtrada (com filtro recém-trocado). Quando troca-se para mineral, a diarreia acaba. Acredito que seja intolerância ao cloro (caso o filtro seja novo, pois do contrário, o filtro pode não está mais eficaz). Nunca ofereça água da rua ao filhote. Pode conter salmonela que causa infecção com sintoma de diarreia e prostração, podendo o filhote ir a óbito. 
Alguns filhotes saudáveis apresentam diarreia após mudança de casa devido ao estresse da viagem ou insegurança em local ainda desconhecido (neste caso, a diarreia não costuma durar por muitos dias). Para a segurança do filhote, caso já tenha sido vermifugado e apresentar diarreia que não passa, leve-o imediatamente ao veterinário. Sangue nas fezes pode ser sinal do verme giárdia.

Cuidado com locais altos. O filhote pode pular de repente e se machucar.

Cuidado com odores forte de produto de limpeza! Cães de focinho achatado são mais sensíveis a isto e podem ter alergias. O mais perigoso é a alergia evoluir para o fechamento da via aérea podendo o filhote vir a óbito sem conseguir respirar. Se precisar passar, retire o filhote do local até que o cheiro suma.

Toda vez que der banho, fique de olho se o pelo da região anal está bem aparado. Esta região deve está bem tosada para não ocorrer de o filhote ficar entupido de fezes. As fezes podem aderir ao pelo criando um tampão e impedindo seu amigo de defecar. Isto é muito perigoso!

Fique atento ao pelo do focinho para não ficar entrando no olho, causando lacrimação excessiva. Corte, ou penteie diariamente para baixo, na direção contrária aos olhos do seu amigo.

Olhe ao menos uma vez por semana o ouvido do seu amigo. Otites são comuns às raças de orelha caída, ainda mais se forem peludas. Passe, sempre após os banhos, algodão umedecido com óleo mineral, nas regiões externas dos ouvidos tirando a sujeira. Caso haja grande quantidade de sujeira preta, odor forte e coceira nesta região. Seu amigo pode estar com otite. Aqui usamos Natalene por 6 dias corridos. 1 gota por dia em cada ouvido em filhote e 3 gotas em adultos. Deve-se limpar o ouvido antes da aplicação para o produto agir melhor. Se a secreção no ouvido for amarela, trata-se de outro problema que só um veterinário vai poder receitar um remédio eficaz. Problema que causa secreção amarela não é solucionado por Natalene!!! Leve seu amigo ao veterinário!!!. Não usamos Natalene em cadelas grávidas.

Seque seu amigo com secador. Vai colocando as mãos para sentir a intensidade do calor e não queimar seu filhote. Filhotes costumam se sujar mais que adultos. Algumas vezes pode ocorrer dermatite no pescoço devido a fungos-por se molharem ao beber água, por exemplo. Dermotrat spray é ótimo nesses casos. Se a dermatite for extensa pode-se usar o sabonete tiuram. Caso isto não melhore seu amigo, pode ser que ele tenha alergia à ração. Neste caso, clique aqui.

Cuidado com plantas acessíveis ao filhote. Algumas plantas comuns podem ser extremamente tóxicas ao seu filhote!
Cuidado com objetos muito pequenos que o filhote possa pegar e se engasgar.
Na prevenção/tratamento contra pulgas e carrapatos em filhotes só deve-se usar frontline em spray. Nunca use pipetas para dorso em filhotes (aqueles frasconetes que coloca-se nas costas)!


Este artigo foi escrito baseado na experiência da autora em mais de 13 anos em criação de cães e em soluções que funcionaram para a mesma em diversas situações com consulta ou não ao médico veterinário. 
Em caso de dúvida consulte seu veterinário de confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário