Filhote de shih tzu com diarreia

filhote de shih tzu com diarreia
Em várias situações os Shih-Tus podem sofrer com diarreia. Neste post, relato as mais comuns vivenciadas por mim, em todos esses anos de criação.




Lembre-se que o filhote é muito frágil e deve ter toda a atenção e cuidado redobrado à sua saúde. Por isso, a qualquer sinal de problema de saúde, você deve levar seu amigo imediatamente ao médico veterinário.

Situação 1 - Estresse - se o filhote é recém-chegado, pode ser que o estresse da viagem, ansiedade por separação dos irmãozinhos, mãe, lar anterior tenha desequilibrado sua flora intestinal. Neste caso, em poucos dias (geralmente, dois dias após chegado) suas fezes ficarão durinhas novamente. Carne moída adicionada na ração ajuda a melhorar mais rapidamente (lembre-se: antes de servir ao seu peludo, a carne moída deve ser cozida somente na água, sem adição de temperos e sal. Neste caso, deve-se servir ao filhote somente a quantidade a ser comida na hora, pois ração umedecida azeda em pouco tempo).

Situação 2 - Vermes intestinais - mesmo que o filhote tenha sido vermifugado no canil onde comprou é possível a reinfestação, pois mesmo limpando frequentemente o canil, por haver grande quantidade de cães, ocasionalmente, pode sobrar algum cisto de verme no chão e este contaminar novamente o filhote. Por isso, é muito importante que tão logo traga seu mascote para casa reforce sua vermifugação.

Costumo fazer da seguinte forma: dou uma dose por dia, de acordo com o peso do animal (a dosagem vem na bula) por três dias corridos e depois de passados 15 dias dou novamente por mais três dias. Uso o vermífugo Drontal Puppy.

Se este não surtir efeito, pode ser que seja alguma outra espécie de giárdia que é mais resistente e neste caso, meu veterinário costuma prescrever o fragil e bactrin infantil, ambos suspensão, 0,6ml de bactrin e 0,9ml de fragil por kg (mas neste caso é melhor consultar seu veterinário de confiança. Até porque estes remédios só podem ser comprados com receita).

Geralmente, quando se trata da situação 1 e 2, o animal não fica prostrado (triste, sem brincar, sem apetite). Ele age normalmente, como um animal saudável.

Situação 3 - contaminação por salmonela - você deve dar água sempre potável aos seus cães, pois a água da rua pode vir com salmonela que causa vômito e diarreia no animal. Neste caso, leve-o imediatamente ao veterinário. Se usar água de filtro, certifique-se que o filtro está eficaz.

Situação 4 - Intoxicação alimentar - na maioria das vezes, a diarreia é acompanhada de vômitos. Cuidado com plantas e produtos de limpeza. Comida temperada com condimentos também podem causar intoxicação ao animal. Nestes casos, geralmente, os veterinários costumam administrar antitóxicos.

Situação 5 - Infecção por vírus ou bactérias - este é o caso mais sério de todos! Nele é comum a prostração do animal. Leve seu amigo, o mais rápido que puder, ao veterinário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário