O SHIH-TZU

Grupo 9: Cães de Companhia
Seção 5: Raças Tibetanas 
País de origem: Tibet
País Patrono: Grã­Bretanha
Nome no país de origem: Shih Tzu
Utilização: Companhia

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO:  

Inteligente, ativo e alerta. Carinhoso e independente. 

O Shih Tzu encarna com perfeição o modelo de cão de colo e companhia. Apesar de ser um cão de personalidade forte, e que facilmente domina os seus donos, é, entre os cães de companhia, um dos que mais é afeito a horas de colo e à interação com as pessoas da família, apesar de serem menos ativos do que outras raças do mesmo porte, como os Yorkshire.

Extremamente dóceis e apegados ao contato humano não são do tipo que exige afagos o tempo todo e muitas vezes pode até se mostrar mais independente, como o seu parente Lhasa apso. Por essa característica também são mais aptos a ficarem por mais tempo sozinhos, sem destruir a casa ou latir em excesso.

Seu relacionamento com outros cães e até mesmo com gatos costuma ser bastante bom.

Com as crianças podem se relacionar muito bem, desde que as crianças não sejam muito rudes e brutas em suas brincadeiras, caso contrário, pode nunca atacá-las ou demonstrar traços de agressividade, mas certamente vai se afastar tanto quanto possível.

Os filhotes são bastante brincalhões, mas assim como os adultos não apreciam as brincadeiras mais brutas. No caso das crianças, as brincadeiras com os filhotes devem ser supervisionadas constantemente para que os cães não se machuquem.

Uma vez que escovações farão parte da vida deles, devem ser acostumados desde bem cedo ao ritual de beleza.


O adestramento de obediência deve ser iniciado o quanto antes, já que um Shih Tzu mal acostumado na primeira infância normalmente será um cachorro muito mimado e temperamental quando adulto.

   

Características Físicas

APARÊNCIA GERAL: robusto, pelagem abundante com um distinto porte arrogante e uma cabeça parecendo um crisântemo.

CABEÇA: larga, redonda, larga entre os olhos. Despenteado (revolto) com pêlos caindo bem sobre os olhos. Boa barba e bigodes, pêlos crescendo  acima da  trufa dando um distinto efeito de um crisântemo.

Focinho: bem largo, quadrado, curto, sem rugas, plano e peludo. Comprimento de aproximadamente 2,5 cm da ponta ao stop. Cana nasal reta ou ligeiramente inclinada na ponta. Pigmentação do focinho o mais homogênea  possível.

Olhos: grandes, escuros, redondos, inseridos bem separados, mas não proeminentes. Expressão calorosa. 
Em cães fígado ou com manchas fígado, olhos mais claros são permitidos. O branco dos olhos não deve ser visível.

Orelhas: grandes, de bom comprimento, portadas pendentes. Inseridas ligeiramente abaixo da linha superior do crânio com uma pelagem tão abundante que parecem unidas ao pêlo do pescoço.

CAUDA: bem guarnecida de pêlos, portada alegremente sobre o dorso. Inserida alta. Sua altura é aproximadamente em nível com a do crânio, dando um contorno equilibrado.

PELAGEM
Pêlo: longo, denso, não encaracolado, com bom subpêlo. Ligeira ondulação é permitida. É fortemente recomendado que os pêlos da cabeça sejam amarrados

COR: todas as cores são permitidas; uma listra branca na testa e branco na ponta da cauda são altamente desejados nos particolores.



TAMANHO / PESO:
Altura na cernelha: não mais que 26,7 cm.
Tipo e características da raça são de extrema importância e em hipótese nenhuma devem ser sacrificados somente pelo tamanho.
Peso: 4,5 a 8,1 kg.  –  Ideal: 4,5 a 7,3 kg. 

Do Tibet para o mundo

Shih Tzu – Da cidade proibida aos dias de hoje, esses pequenos leões conquistaram o mundo.

“Nosso nome significa “Cão Leão” e somos uma das quatro raças reconhecidas de origem tibetana. Contam as lendas que o Dalai Lama nos dava de presente às famílias reais chinesas como sinal de felicidade e boa sorte. Éramos um presente precioso porque os tibetanos acreditavam que nós reencantávamos a “Leona das Neves”, um monstro mitológico que no imaginário local ocupa espaço importante. Isso explica também por que me chamam de “Cão Leão” a animais tão pequenos.

Par D'Ellas Pharaoh - Canil Par D'Ellas (foto: Marcelo Palmeira)
Eleito pelo DogShow CBKC o melhor exemplar da raça em 2009
Pai das minhas meninas: Charlote e Mandy

Os primeiros registros da nossa existência aparecem no século VII em vários objetos e pinturas da Dinastia Tang (618-907). Marco Pólo em suas viagens a China e Tibet escreveu sobre nós. Ele relatou que o Imperador Kubla Khan tinha pequenos “cães leões” convivendo com os leões treinados para a caça. Não éramos sua comida, não!!! Apenas os acompanhávamos e os mantínhamos calmos quando não estavam caçando.
O Shih Tzu conhecido hoje é fruto do trabalho da Imperatriz Regente Cixi (T’zu Hsi) que se dedicou a criar e aperfeiçoar a raça durante sua regência (1861-1908). A imperatriz queria um cão de companhia que fosse sociável, latisse pouco, que tivesse o pelo comprido para ser usado para esquentar as mãos e que fosse silencioso em seus movimentos. Assim nasceram os Shih Tzu atuais, como os cães que jamais deveriam sair dos muros da cidade Proibida.

Você Sabia ?

Que os exemplares da raça que saíam da Cidade Proibida eram envenenados com vidro triturado antes de serem entregues aos novos donos? Por cortesia, os tibetanos e chineses não diziam ‘não’ a ninguém. Quando os britânicos pediam para adquirir exemplares da raça, os Shih Tzus eram oferecidos com amabilidade, ainda que já condenados à morte pelos eunucos da corte que cuidavam dos animaizinhos.
A criação ocidental da nossa raça começou com um presente que a Imperatriz Cixi fez à esposa do Cônsul Danes na China. Sorte nossa porque com a chegada do comunismo à China nossa raça naquele país ficou praticamente extinta. Hoje somos uma das raças mais apreciadas e difundidas em todo o mundo.”

Palavra de criador

Ativos, brincalhões e cheios de vida. Os Shih Tzus são fiéis, mansos e mimosos. Necessitam de atenção e afeto dos donos. Mesmo que por vezes se mostrem independentes, eles são muito carinhosos. Não gosta de brincadeiras brutas feitas por crianças muito pequenas ou por quem quer que seja. Um pouco obstinados e teimosos (às vezes), eles respondem muito bem à educação e treinamentos.



Fonte partes do artigo: www.clubeshihtzu.com.br