::Por que ONGs de adoção e criadores de cães de raça não se entendem?

 É nítida a aversão de muitos membros de ONGs, senão todos, em relação aos criadores de cães de raça pura.

Na verdade é um desentendimento sem sentido porque cada um tem direito a exercer livremente sua ideologia, desde que não prejudique o próximo.

O que os criadores de cães fazem, principalmente é cuidar para que as raças específicas de cães continuem existindo. Se não fossem os criadores de cães de raça pura teríamos hoje uma grande massa de mestiços.  

Muitos não dão a mínima a essa preservação, mas deveriam ao menos respeitar quem considera importante.

É óbvio que não só pelo dinheiro (criação não é pra qualquer um. Tem que gostar de verdade, pois dá muito trabalho), mas pelo controle da quantidade de seus cães e ajuda de custos de manutenção haja venda de filhotes.
E os que compram os filhotes dão grande ajuda na manutenção do canil.
Muitos criadores que dão do bom e do melhor para seus cães admitem nem receber lucros expressivos com sua criação.
Produtos de qualidade custam muito caro.

É claro que existem exploradores, maus caráteres, como em todo lugar. Que criam seus cães em situações críticas de espaço, higiene e má alimentação. Pensando em gastar o menos possível para ganhar dinheiro ao máximo.

Até ONGs muitas vezes são denunciadas por maus tratos, desvios de dinheiro, etc.
Em igrejas católicas, onde pensávamos existir somente pessoas de bem, houve denúncias de pedófilos; nas igrejas evangélicas pastores que só pensam em receber dinheiro e não fazem nenhum projeto social, na política então nem se fala.
Em toda área existe alguém mau caráter querendo se dar bem à custa de outro. Por que na área da cinofilia seria diferente?

É muito errado e descabido o que membros de ONGs fazem: Querem estimular a adoção, julgando os criadores. Como se fossem todos más pessoas. Por que não estimulam a adoção, mencionando somente o bem que se vai fazer?

Vou mencionar os benefícios de se adquirir um cão de raça:
1) Cada raça tem uma tendencia comportamental (cão de trabalho, companhia, guarda, etc). O pet adquirido tem maior chances de se adequar a rotina, estilo de vida de seu tutor. Ou seja, terá mais chances dos dois serem felizes juntos;

2) Estará ajudando a manter a existência da sua raça tão querida;

3) Um cão tão bem escolhido terá mínima chances de ir parar nas ruas. Menos um cão abandonado.

Não é por causa dos criadores de cães de raça que as pessoas vão deixar de adotar um cão!
Quem procura um criador de raça é porque quer um cão de raça pura e não um mestiço. E todo mundo tem a liberdade de fazer as suas escolhas e realizar seus sonhos de ter a raça de cão que desejar. 

Não é por causa dos criadores de cães de raça que existem muitos cães abandonados nas ruas!
Infelizmente, a maioria das pessoas não valorizam o que ganham fácil. E pessoas de má índole e insensíveis quando enjoam ou têm algum problema com um cão ganhado simplesmente o descartam como um objeto sem sentimento, inanimado.
Quando um trabalhador pega seu dinheiro suado e compra um animal é porque realmente o quer e o valorizará muito mais do que se o tivesse ganhado. Desta forma as chances de que ele se descarte do seu animal para as ruas é bem remota. Até porque ele facilmente poderá doar a outra pessoa -quem não quer um cão de raça de graça?
Se todos tivessem que comprar um cachorro certamente haveriam muitos poucos casos de abandono ou quem sabe nenhum.
Dizem haver cães de raça em ONGs, mas quem garante que esses cães foram comprados? Duvido muito. Esses cães podem ter sido doados a pessoas más ou podem ter se perdido de seus donos.

É praticamente certo uma pessoa que compra um cachorro ter dinheiro para sustentá-lo, cuidar de alguma doença que se apresente ao longo da vida do mesmo.

Cachorros ganhados muitas vezes vão para casa de pessoas sem condições financeiras para cuidar devidamente de um animal. Serviços veterinários não são baratos, nem os remédios e produtos destinados a pets. E quando o animal aparece com alguma doença e seus donos não possuem dinheiro para tratar acabam largando-os nas ruas. 

As pessoas deveriam se respeitar mais. Nenhuma organização julgar a outra. Cada um cumprir seu papel na sociedade.
Muitas vezes, em uma discussão, não existe um certo e um errado, somente duas pessoas que possuem ideologias, missões, pontos de vista diferentes.

Com certeza, muitas organizações que tratam de crianças carentes também devem criticar dizendo: ”- Tantas crianças largadas, maltratadas, abusadas, precisando de carinho e afeto e esse pessoal de proteção animal se preocupando com bicho!”.

Que cada um faça a sua parte.
Uma sociedade equilibrada é constituída de partes com funções diferentes. E ninguém é o dono da verdade para julgar o quanto uma é mais importante do que a outra.

Por Luana Gonçalves do Canil Paixão Brasileira

Um comentário:

  1. apoiado...é a mesma coisa que falar: ninguém mais pode ter filho biológico, todo mundo tem que adotar, já que existem tantas crianças abandonadas no mundo. Todo mundo tem direito de ter um filho biológico e de comprar um cachorro. Já quem quer adotar...adota...Mas não gosto de receber críticas por ter comprado um cachorro!!!

    ResponderExcluir