::A farsa do cachorro raro

A popularização de determinadas raças de cães pode ser prejudicial às mesmas.

Quanto maior a procura, maior a competitividade entre criadores. É neste momento que maus criadores querendo se destacar de maneira mais fácil “fabricam” exemplares diferenciados e fora do padrão da raça. E na maioria das vezes vendem estes como "raros" e especiais por preços mais altos do que de exemplares corretos, no padrão.

Foi criado um almanaque com todas as raças de cães reconhecidas. Para cada raça descreve características típicas que um exemplar original deve possuir. Tamanho, peso, cor, etc.

Este almanaque está disponível online no site da CBKC: www.cbkc.org > Raças > Padrões – FCI.

Os bons criadores se valem deste livro oficial de padrões para escolher os melhores exemplares a compor sua criação.

Se não existisse um livro dos padrões e criadores idôneos o que teríamos hoje era uma grande massa de cães mestiços.

Maus criadores muitas vezes fazem cruzamentos errados e como resultado obtêm filhotes com características indesejáveis, fora do padrão correto da raça. A partir, lançam nomenclaturas que não existem no livro de padrões para parecer que tem um filhote especial. Um grande exemplo disso é o cão da raça Pinscher Miniatura. Ao longo dos anos fizeram cruzamentos de cães cada vez menores para diminuir o tamanho. Alguns contam que houve acasalamento de cães da raça Pinscher com outro de tamanho menor, o Chiuaua para que ficassem menores os exemplares. Por isso, existem muitos Pinschers com orelhas mais laterais, como as de um chiuaua. As orelhas de um Pinscher devem ser eretas como as de um Doberman.
Foram surgindo Pinschers de diversos tamanhos e por isso lançaram por aí as nomenclaturas: Pinscher 00, Pinscher nº1, Pinscher nº2, etc. Na verdade, o que existe é o Pinscher Miniatura cujas características corretas se encontram no link:  www.cbkc.org > Raças > Padrões – FCI > Grupo 2 > Pinscher Miniatura. A raça Schnauzer possui três tamanhos: Schnauzer Miniatura, Schnauzer e Schnauzer Gigante, mas este não é o caso do Pinscher.

Segundo o livro dos padrões, cães da raça Labrador devem ter olhos na cor marrom ou avelã. E muitos vendem por aí labradores “raros” de olhos azuis. Consulte em: www.cbkc.org > Raças > Padrões – FCI > Grupo 8 > Retriever do Labrador.

O Shih-Tzu cada vez mais se populariza no Brasil como em muitos outros países e já começaram a fazer cruzamentos de exemplares pequenos de mais. Houve casos de Shih-Tzus de 2,5kg. É um absurdo! Shih-Tzu de 2,5kg é completa degradação da raça. E para esses exemplares estão espalhando as nomenclaturas: Shih-Tzu Miniatura, Shih-Tzu Mini, Shih-Tzu Imperial (o imperial é menor – dizem para os possíveis compradores).
Segundo o livro oficial de padrões, o Shih-Tzu deve ter peso mínimo em torno de 4kg.
Dias atrás vi passeando dois Shih-Tzus na coleira, latindo e tentando morder quem passava por perto. Eram dois Shih-Tzus enormes. Os maiores que já vi. Ou seja, completamente fora do padrão físico e, principalmente, temperamental da raça.
O peso máximo correto deve girar em torno dos 7kg. O Shih-Tzu genuíno é sociável, não é agressivo.

Cães fora do padrão físico certamente estarão fora do padrão de temperamento também.

É por isso que existem muitos por aí que reclamam:
“-Comprei esse cachorro porque falaram que a raça era ideal para crianças por ser tranquila e paciente e agora percebo que não é nada do que falaram. Pois o cão rosna e tenta morder meus filhos!” ou
 “- Comprei esse cachorro porque li que uma das características da raça era o exemplar ser territorialista o bastante para tomar conta do meu quintal e quando chega um estranho o Muralha só falta ir embora com ele!”.

Algumas características não estão corretas, porque o(s) cão(s) que deu(m) origem à determinada raça também não as possuem.

Características em Shih-Tzus como nariz/trufa e olhos de cor clara (os chamados Shih-Tzu cor fígado, ou cor chocolate) são indesejáveis porque as duas raças que deram origem ao Shih-Tzu (Lhasa Apso e Pequinês) também não devem ter essas características. Portanto o Shih-Tzu genuíno deve ter nariz/trufa pretos e olhos de cor mais escura possível.

Consta no livro dos padrões:

Lhasa Apso:
Olhos:
escuros. De  tamanho médio,  inserção frontal, ovais, nem grandes, nem cheios, nem pequenos, nem profundos. Nenhum branco visível.

Trufa: preta.

Pequinês:
Olhos: limpos, redondos, escuros e brilhantes e não tão grandes. Livres de óbvios problemas oculares.

REGIÃO FACIAL: a pigmentação preta é essencial na trufa, lábios e contorno dos olhos.

Você pode se certificar acessando:
www.cbkc.org > Raças > Padrões – FCI > Grupo 9 > Lhasa Apso
www.cbkc.org > Raças > Padrões – FCI > Grupo 9 > Pequinês

E como já era de se esperar vendem-se Shih-Tzus de cor fígado e chocolate bem mais caro que o original, que o de cor correta. Chamam de “Shih-Tzu cor rara”. Já vi até anúncios dizendo: “Shih-Tzu de olhos azuis! Confira!”. Realmente incrível! Incrível ignorância e/ou cara de pau!

O criadores mais rígidos e comprometidos com a raça não fazem criação de exemplares destas cores.










2 comentários:

  1. absurdo os animais serem usados como ferramentas para esses crápulas ficarem ricos enganando gente...

    não estão nem aí pro animal, nem se importam com os cuidados que se deve ter com a criação de cada raça.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tenho um casal e os dois tem três meses. O meu macho é uns cinco centímetros maior do que a fêmea. Inclusive, ele é mais gordinho e deve estar pesando na faixa de uns 3 a 4 quilos; ela deve estar pesando na faixa de uns 2,5 a 3 quilos! Isso é normal, né? Estou achando ela um pouco pequena...

    OBS: Ela tem pedigree da CBKC e é igualzinha ao Marvin!

    ResponderExcluir