::Existe cachorro gay?

Cachorro gay? 

Macho com macho? Saiba qual é a verdade da sexualidade canina e o que fazer se o seu cachorro sempre chega junto de outro do mesmo sexo. 

Um amigo dizia para o outro: " -Semana passada fiquei com a pulga atrás da orelha, sem saber bem o que fazer. Vi meu cachorro tentando montar em outro. Detalhe da história: os dois são machos. Será que o bicho é gay?".
A preocupação do nosso amigo aí de cima não deixa de ter fundamento. Afinal, quem tem cachorro já viu uma cena como esta: dois machos "querendo" transar. Será que dá para concluir que esses bichinhos são gays? 

Para o carioca Bruno Tausz, que é etólogo (profissional que estuda o comportamento animal), não existe nada estranho nessa aproximação de dois machos: " O único animal que pratica sexo com o objetivo de sentir prazer é o homem. No caso dos animais, o fator fundamental para haver o acasalamento é o cio. Se não tiver o cio, não há cruzamento", explica Bruno Tausz. Mas então por que um macho procura o outro? César Ades, etólogo e professor de Psicologia da USP, dá algumas pistas que podem ajudar a compreender este comportamento: Gente transa de um jeito. Bicho, de outro. Sexo com gente é uma questão de preferência. A gente escolhe quem atrai, quem a gente acha que vai nos dar prazer. No caso dos bichos, não é assim. O sexo é uma questão de cruzamento, reprodução. Não de prazer físico ou psicológico. Cadelas também procuram cadelas: houve uma experiência na qual cadelas receberam doses de hormônios e chegaram a procurar outras cadelas para cruzar. Isso prova, mais uma vez, que o sexo entre animais é movido apenas pela química física, pelo cheiro, e hormõnios. O cheiro é definitivo: quando a cadela está no cio, exala um odor, conhecido como feromônio. É isso que atrai a atenção do macho para procurá-la na hora do acasalamento. Ai é, com certeza, um cruzamento entre animais. É uma lei da natureza. 

Para finalizar, César Ades esclarece que, numa relação entre dois machos, o que mais está presente é o poder. E poder não é sexo, mas sim uma demonstração de força. Quando um macho tenta montar em outro, na maioria das vezes está querendo demonstrar seu poder. Ele quer deixar claro quem é que manda por ali, quem domina determinando território. Então monta sobre outro não para acasalar, mas para demonstrar que é mais forte e pode mais. 
Como você deve agir antes de achar engraçado ou levantar polêmicas sobre a sexualidade de seu pet? 
O dono deve agir rapidamente. Já que as primeiras manifestaçães desse comportamento em cães, segundo o etólogo Tausz, começam por volta dos 6 meses de idade e costuma se estender até a adolescência, quando o animal tiver 1 ano e meio. Se o cão começar a insistir em montar outro macho,  saiba que é o mesmo caso daquele cachorro que fica agarrando as pernas das visitas com intenções sexuais ou daquele que pega o chinelo e sai mastigando, lembra o especialista em adestramento. Mas se atitude persistir, para evitar o assédio do cão a outro do mesmo sexo, repreenda sem violência, mas com atitudes que façam o bicho lembrar que um grito e um gesto significam que aquela ação não pode se repetir mais."





8 comentários:

  1. " O único animal que pratica sexo com o objetivo de sentir prazer é o homem. No caso dos animais, o fator fundamental para haver o acasalamento é o cio. Se não tiver o cio, não há cruzamento" jura que esse cara é um etologo decente? pra nao falar de outros primatas como bonobos (Pan paniscus) o cara deve ser um péssimo profissional.

    ResponderExcluir
  2. Os golfinhos também praticam sexo por prazer!

    ResponderExcluir
  3. E se uma cadela monta num macho pra cruzar? (É, eu vi a cadela que minha vó tem montar num macho, pra cruzar) D:

    ResponderExcluir
  4. tive um cachorro que viveu 7 anos e para mim ele era sim um chachorro gay... durante a vida toda ele fica animado ao ver cachorros machos e buscava esse "acasalamento". E o detalhe é que ele vivia com mais 4 cadelas e isso não ocorria com ela ^^

    ResponderExcluir
  5. oi encontrei um cachorro na rua chorando e sangrando muito no anus fiquei morrendo de dó mas tive coragem de leva-lo para casa e cuidar dele, não o levei no veterinário pq não tinha dinheiro, mas fiquei na duvida sera q. outro cachorro poderia ter feito isso com ele? ou ele teve algum tipo de doença sei lá ele sarou mas sempre dou uma olhada e lá sempre fica inchado agora que estou trabalhando posso pagar um veterinário será que devo levar ou ele esta assim por outro cachorro ter feito isso?

    ResponderExcluir
  6. Acredito que se você falasse ao veterinário que o pegou na rua e que não tem dinheiro para tratá-lo ele não iria cobrar a consulta.

    ResponderExcluir
  7. Tenho 2 machos, poodles, e eles só ficam no cio após a tosa. E qnd os separam é um desespero. O que fazer?

    ResponderExcluir