::Diferenças entre as vacinas V8 e V10

Para quem não está habituado a estes termos, a V8 e a V10 são as vacinas conhecidas como polivalente/múltipla/combinada e AMBAS imunizam contra 07 doenças,

    * Cinomose

    * Hepatite infecciosa

    * Parainfluenza

    * Adenovirose

    * Coronavirose

    * Parvovirose

    * Leptospirose

 
Uma breve descrição das doenças

   1. CINOMOSE
      Doença viral altamente contagiosa entre cães. De difícil tratamento a cinomose acomete com facilidade cães não imunizados e acaba levando a morte um numero altíssimo de cães sintomáticos. Em geral começa como um resfriado, as vezes o cão acometido apresenta um quadro de diarréia e em seguida acomete o sistema nervoso central, causando falta de coordenação principalmente nos membros posteriores e convulsões. Dos cães que conseguem se curar muitos deles acabam ficando com sequelas para o resto da vida.

   2. HEPATITE INFECCIOSA CANINA
      Causada pelo adenovirus tipo 1 é caracterizada por lesões hepáticas que podem causar aumento do fígado, dor, ascite (barriga d água) e icterícia (mucosas amareladas).

   3. ADENOVIRUS TIPO 2 e PARAINFLUENZA
      Esses dois agentes virais causam doenças respiratórias que, por si só não seriam muito graves mas, o que geralmente ocorre é uma contaminação secundaria por bactérias podendo tornar o caso bem mais grave evoluindo para uma pneumonia ou broncopneumonia.

   4. CORONAVIROSE
      Também causa um quadro de vomito e diarréia, as vezes com sangue, porem em geral mais brando que a parvovirose, podendo se tornar complicado se houver contaminação secundaria por bactérias.

   5. PARVOVIROSE
      Virose que acomete principalmente filhotes, em geral causando vomito e diarréia de sangue por alguns dias. Leva a uma profunda desidratação e a morte quando não tratada. Muitos cães, mesmo socorridos a tempo, podem não resistir a doença. No caso de filhotes entre 4 – 12 semanas de idade acometidos pelo vírus de forma sintomática ou não pode causar também miocardite, podendo levar a deficiência aguda do coração.

   6. LEPTOSPIROSE
      Estão presentes na vacina 2 sorotipos de leptospirose: L.canicola e L.icterohaemorrhagiae. Os sorotipos não são diferenciados clinicamente, somente em laboratório. A leptospirose é transmitida através da urina do rato podendo causar uma serie de sintomas desde apatia, vomito, icterícia a lesões renais severas e morte.O tratamento deve ser instituído o mais rápido possível e, mesmo tratados a tempo, alguns cães não resistem a doença.
      Antes de ser vacinado o cão precisa ser avaliado pôr um veterinário para ter certeza que seu organismo esta apto a receber a vacina, alem de veterinários darem carteira de vacinação assinada e uma segurança maior de que a vacina usada é de boa procedência e foi bem acondicionada.

Mas, como jogada de marketing, a multinacional fabricante da V10 diz que protege contra mais 2 (duas) doenças. Não é verdade!
A verdade é a seguinte: existem "tipos" diferentes da bactéria que provoca a leptospirose (leptospira). Podemos até fazer uma analogia com as raças caninas - diferentes raças, dentro da espécie canis familiaris; diferentes cepas, dentro da espécie leptospira.

A vacina V8 imuniza contra 2 cepas de leptospira: Leptospira canicola e Leptospira icterohaemorrhagiae.

A vacina V10 imuniza contra 4 cepas de leptospira: Leptospira canicola, Leptospira grippotyphosa, Leptospira icterohaemorrhagiae e Leptospira pomona.

O que é CEPA: Cepa é uma variante genética específica de um organismo.


Onde está o engano?

1) Muito dificilmente um cão contrairá leptospirose residindo em zona urbana. A lepto é doença de zona rural, transmitida pela urina de ratos, em paióis de cereais.

2) A imunização contra leptospirose dura apenas 6 meses. Seu veterinário já lhe disse que quando seu cão é vacinado pela V10, ele passa 6 meses "desprotegido" de 04 "doenças"! (na verdade, não são 4 doenças, é 1 doença só).

Quem mora em zona urbana, o reforço da vacina se dá anualmente.

Caso você resida em zona rural, há uma vacina específica para leptospirose, que deve ser refeita a cada 6 meses - segundo o fabricante.
 
Se persistir alguma dúvida, esclareça com um veterinário.





Nenhum comentário:

Postar um comentário