::Hérnia umbilical - Shih-Tzu

A hérnia umbilical pode ser genética ou adquirida.
Hérnia adquirida: comum na raça shih-tzu por ser um cão "prognata!" ou seja: hipertrofia da mandíbula para a frente, provocando o desencaixe da arcada superior com a inferior.

Então quando a cadela tem seus filhotinhos, na hora do nascimento ela deve cortar o cordão umbilical do filhote, e tende a "rasgar" demais o cordão, muito perto da barriga do filhote, que acaba ficando pra fora, isso por causa da arcada dos shih tzus.

Por isso, sempre deve-se optar por cortar o cordão umbilical (com uma tesoura esterilizada) dando 2cm de distância da barriguinha para que não ocorra o corte rente a barriga.

Isso é perfeitamente normal... é comum acontecer e não há problemas do cão ter uma vida menos saudável por causa disso.

Geralmente fica uma bolinha pequena, que por fim ainda pode desaparecer até os 6 meses de idade, ou não , mas sendo pequena não há necessidade de cirurgia , a não ser que a pessoa se incomode, acha feio, e queira tirar, é só uma questão de estética.

Agora, eu falo, quando é muito grande, muito pra fora, que tem , digamos uns 3cm pra fora, já é grandinho, é a opção é cirurgia, pois pode atrapalhar.

Mas a dúvida mais comum é sobre a fêmea se pode ou não ter filhotes....Olha, muita gente acha mesmo que não pode engravidar, pode passar para os filhotes e pode "estourar" quando a barriga ficar grande. 
Mas só quando a hérnia é gigante que pode dar problema.
Também existem canis que simplismente rejeitam o filhote da ninhada por ficar com hérnia (um absurdo), sacrificam, doam , vendem mais barato, só por serem mal informados (eu chamo isso de ignorância). Porque isso não é nada demais! Isso pra mim não é criador, é um cachorreiro que não entende nada de criação e só quer vender os cachorros.


Cães com hérnias genéticas: (que nascem com a hérnia) não devem ser reproduzidos, pois podem transmitir esse problema aos descendentes. Neste caso depende do canil avisar se o filhote já nasceu com ela.
 
Para se ter maior noção sobre a necessidade de se operar ou não seguem fotos:

Dentre outras maneiras, a hérnia pequena pode se formar quando se amarra o cordão umbilical e este se solta sem que o criador perceba a tempo.
Deste tamanho não há necessidade de operação:
 




A hérnia enorme onde há necessidade de operação surge quando a  cadela não recebe auxílio na hora de cortar o cordão humbilical.
Do tamanho abaixo há necessidade de operação:




Um comentário:

  1. a minha shitzu ta gravida, tem a hérnia igual a da primeira figura, tem nescecidade de fazer cirugia ?

    ResponderExcluir