::Castrar ou não castrar?

Quando falamos em castração de cães, tanto dos machos quanto das fêmeas, as pessoas tendem a ter idéias erradas e preconceitos sobre o assunto.

Criaram-se mitos, que acabaram por mascarar os benefícios que este procedimento traz aos animais.

O objetivo é esclarecer e informar, para que os donos de pets tenham conhecimento do assunto, e com base neste conhecimento possam decidir o que é melhor para o seu animal.

Este procedimento tem sido muito utilizado para diminuir as populações de animais que ficam abandonados pelas ruas, alguns inclusive se encontram nesta situação porque foram adotados, e seus donos por algum motivo não os quiseram mais e os abandonaram.

É sempre bom lembrar que antes de adotar um animal, é importante se informar das suas características, e avaliar o impacto que essa adoção vai ter na nossa vida.

O procedimento cirúrgico

Machos - consiste na retirada dos testículos. É diferente da vasectomia, que é o corte

do canal que leva os espermatozóides para serem ejaculados. A castração de machos é menos traumática, menos arriscada, mais curta e tem recuperação mais rápida que a de fêmeas.

Fêmeas - é a retirada do útero e ovários através de uma incisão na barriga.

Em ambos os casos, a anestesia geral é usada, mas isso nãoa segurança da operação. A maioria dos veterinários recomenda a idade mínima de 5 a 6 meses, embora nos EUA alguns já façam a cirurgia em filhotes de 7 ou 8 semanas de vida. Em geral, a recuperação é bem rápida.

Por que devo castrar?

A eliminação do problema de machos fugindo atrás de fêmeas no cio ou de fêmeas

no cio fugindo atrás de machos, o que no caso das fêmas tem como resultado uma ninhadas não planejada.

Os problemas de comportamento, tais como: brigas entre cães que vivem juntos, o ritual da demarcação de território com urina e os comportamentos possessivos ou dominantes, tendem a melhorar muito.

No entanto, nem sempre a castração resolve, pois esses problemas não têm uma só causa.

Benefícios para os machos - a castração traz mais benefícios aos machos que às fêmeas. Ela pode ajudar em problemas como: fugir, agredir outros machos, demarcar o território com urina e montar em outros cães ou pessoas. Entretanto, não muda nada em relação à defesa territorial e agressividade por medo - assim, a castração não deixa o cão menos ou mais medroso, nem interfere em seu instinto de guarda.

Alguns donos notam que seus cães ficaram mais calmos e carinhosos após a cirurgia. O mito de que a castração torna os cães apáticos, letárgicos, nunca foi provado.

Benefícios para as fêmeas - do lado feminino, a castração é indicada nos problemas de agressão por proteção ou possessividade e nas cadelas que costumam fugir. Já no caso daquelas que brigam entre si por dominância, a castração antes dos dois anos até piora o problema em 50% dos casos, de acordo com estudos realizados.

Além das melhoras de comportamento, a castração de fêmeas traz vantagens na saúde.

As cadelas castradas antes da puberdade (até 8 meses) ficam isentas da chance de terem câncer nos ovários ou no útero, já que não terão mais esses órgãos. As chances do câncer de mama caem a quase zero, além do problema da gravidez psicológica diminuir bastante.


Idade ideal

Até o início da puberdade (até 8 meses de idade), a castração é bem mais vantajosa.

A operação nessa idade ajuda a evitar alguns problemas que podem surgir se não for feita a , e que mais tarde são difíceis de se resolver.

Outra vantagem é que os cães castrados antes da puberdade tendem a ser mais brincalhões, e mais bem aceitos por outros cães e suas brincadeirassão menos brutas.

No caso das fêmeas, a cirurgia nessa idade é mais eficaz na prevenção do câncer de mama.

Já cães de pastoreio e caça não devem ser castrados antes dos 2 anos de vida (quando atingem a maturidade sexual), senão seus instintos naturais podem não se firmarem bem. Cães de exposição não podem ser castrados, senão não podem participar dos eventos.

Mitos e folclores


   1. Cães castrados engordam demais - se uma rotina diária de exercícios for mantida e a dieta for reduzida em 10 a 20% de calorias, não há muito o que preocupar.
   2. Cães machos ficam mais estáveis quando cruzam - não é verdade. Dependendo das disputas, o acasalamento pode até deixá-los instáveis emocionalmente.
   3. As fêmeas amadurecem após serem mamães - na maioria dos casos, as fêmeas cruzam no 2° ou 3° cio, idade em que estão atingindo sua maturidade emocional naturalmente. Assim, não sabendo que é época desse amadurecimento natural, as pessoas relacionam o fato da cadela ficar mais responsável e calma com o cruzamento.
   4. A falta de prática sexual causa sofrimento - isso se aplica justamente aos cães que não são castrados, que podem cruzar.
   5. Se castrado, um cão-de-guarda não será mais eficiente.Como já vimos, a castração não afeta o desempenho do cão na guarda, que é determinado por seus instintos territoriais e de caça, sem falar no treinamento.
   6. Cães castrados têm mais problemas de saúde - pelo contrário, eles têm as chances de cânceres reduzidas ou eliminadas.

Fonte : http://www.overdogs.com.br/




7 comentários:

  1. Otimo post! Adorei! certissimo!!

    ResponderExcluir
  2. Sendo o câncer de mama uma das principais causas de óbito de cadelas de meia idade e idosas,só discordo quando vc diz que é mais vantajoso castrar os machos.
    Mas tem que castrar sempre,independente do sexo.

    ResponderExcluir
  3. Postagem interessante mais não muito verdadeira e nem mesmo imparcial como devia ser.
    Como eu pude ver pelo que você escrever a castração somente e benéfica paras seus donos e não para os animas principalmente tratando dos machos. Como foi dito por você a castração deixa os cães mais calmos, evita o costume de demarcação de território e rivalidade (o que não e verdade), agitação na época do cio, etc. Tudo isso se resume em benefícios para os donos, pois evita trabalho na criação dos animais, mas para que gosta e entende da criação sabe que todos esses costumes são naturais dos animais e podem ser controlado de uma forma menos terríveis do que a castração como o adestramento ou você gostaria de ser castrado ser for considerado uma pessoa nervosa. Tudo isso não passa de muito egoísmo da parte dos donos.
    Outra coisa que queria aborda sobre seu texto. Tenho um animal da raça American Pitbull Terrier que teve que ser castrado uma inflamação na próstata, uma caso que não tinha solução, pois se tivesse nunca iria castralo, e isso ocasiono drásticas alterações hormonais que por pesquisa descobri que acontece com qualquer raça como um ganho enorme de peso, depressão que e confundida com calma atribuída como beneficio da castração, e como isso ocasiono mais malefício que benefícios.
    Concluindo, a castração só deve ser realizada em casos que ela seja a favorável a saúde do animal como o caso do meu e não por mero luxo e egoísmo de donos que não se preocupam com a qualidade de vida de seus cães.

    ResponderExcluir
  4. Wellysson,
    os veterinários costumam dizer essas coisas para nós: que a castração evita câncer em fêmeas, que é melhor castrar se não possuirmos tempo para cuidar de uma cria, etc. E quando não temos experiência, acreditamos. Sinceramente, nunca castrei nenhum de meus animais. E isso nunca passou pela minha cabeça, também sempre criei no mínimo um casal de cachorro. Desde quando morava com meus pais. Mas cada um tem sua experiência para contar a respeito. Gostei muito do seu desabafo e de ter compartilhado seu caso. Espero que mais pessoas retratem suas experiências para o bem estar de outros cães.

    ResponderExcluir
  5. Tem sou contra a castracao do Pet O meu vivia fugindo para ir ver as femeas da minha vizinha que sempre estao no cio ja que ela tem 10 femeas. Por recomendacao do Veterinario ele foi castrado e isso eu me arrependo ate hoje, Pois alem de nao parar de fugir agora eu tenho que ficar controlando a alimentacao para nao aumentar de peso e vi como ele ficou muito calmo ou seja triste pois antes da castracao ele era muito mais feliz e mais obidiente tambem.

    ResponderExcluir
  6. Ao se tomar a decisão pela castração é necessário analisar bem a questão , verificar os possíveis benefícios e principalmente os riscos inerentes à cirurgia. Digo isto, pois minha mãe acaba de perder sua fêmea Dachshund ( Charlotte) , durante a castração...... Ela teve uma grande hemorragia e se foi.......muito triste isso, pois era um cão saudável e alegre..... e agora????

    ResponderExcluir
  7. Tinha uma Labradora já adulta e um caozinho terrier pequeno, claro pra não cruzar, resolvi castrar o macho. Realmente não fazia filhotes,nem engordou, só que vivia abordando a femea continuamente, o veterinário falou que ele tinha gd instinto, e o que aconteceu, a femea ficou mt doente com a Gravidez Psicólogica, até leite teve,febre, gastei um dinheirão para tratá-la, e achava cm ela que estava grávida, pois tem tds os sintomas, é horrível. Podia até morrer por causa do leite se impedrasse, mas foi tratada a tempo, um gasto enorme.;.........dp cruzou com outro labrador que comprei e correi td mt bem. Só castrei ela dp pois já tinha trido 3 crias seguidas, mt sofrido para ela. A cirurgia foi ótima, pois não tinha intenção de criar e vender filhotes. Correu td bem com ela. Lógico uma boa Clínica.

    ResponderExcluir