::Barba X Olhos do Shih-tzu

Quando compramos nosso bebê Shih-Tzu, queremos cuidar dele da melhor forma possível, dando todo amor e carinho que guardamos para ele. Também queremos que os nossos filhotes tenham a aparência dos shih-tzu de exposições, cabelos longos, pelo lisinho, bigode comprido e branquinho, o sonho era que eles ficassem com o leque que é feito na cabeça durante uma semana inteira. Mas infelizmente não é assim, é como o cabelo de uma pessoa. Temos que escovar todos os dias e refazer as chucas diariamente (ou quase que diariamente).

Gostaria de falar hoje especificamente sobre a barba/bigode, principalmente a barba/bigode do filhote. Não, não é um processo miraculoso sobre cuidados da barba/bigode que quero falar e sim uma dica, que se seguida agora vai ajudar ele a ter um bigode bonito quando jovem ou adulto.

O nosso novo bebê chega as nossas mãos por volta dos 60 dias, aqui no nosso canil é assim, se recebemos ele por avião, por volta dos 100 dias. Ele chega com aquela carinha fofa de bem com os pelinhos pequenos, uma fofurinha. Depois com o passar dos meses, terminando as vacinações, perto dos 3 ou 4 meses, o bigodinho dele ainda não desceu, ele parece uma flor tendo o nariz como miolo, quase não consegue enxergar nada, mas ele enxerga bem sim. Alguns pelinhos dele começam a tocar os olhos, e pode ficar meio avermelhados por causa da acidez da lágrima. Então como ele já está grandinho e você quer ele bem cheirosinho, leva ele para o banho no pet.

No pet é aquela farra com o filhote, pois filhote é tudo de bom mesmo. Ai o banhista diz assim: “o pelinho do bigodinho ta irritando o os olhinhos dele, vou cortar os pelinhos de cima do focinho para você!”. Ai você diz para ele: “É mesmo, se é melhor para ele pode fazer.” Certo? Não, errado!!!
Se você fizer isso agora, é provável que nunca mais deixe de cortar os pelinhos do nariz, não duvido da boa intenção do tosador, mas é que na prática é só esperar uns 2 meses a mais, talvez 3 que o pelo desce e para de tocar o olhos. Mas este corte vai causar um impacto na aparência do Shih-Tzu bem grande, perde um pouco da beleza do focinho. Agradeça ao tosador, mas diga para ele que quer deixar os pelinhos descerem para ficar com um bigode bem bonito. E que você tem cuidado dos olhinhos do seu bebê.
Sempre que perceber os pêlos entrando nos olhinhos do seu shih-tzu, puxe-os um pouco para fora no sentido pra baixo até que fiquem numa posição que não os toque. Assim com o tempo e o bigode crescendo, vai acostumando naquela posição e não incomodará mais os olhos.
Aqui veja a foto de dois shih tzu um com o bigode cortado e outro sem bigode cortado. e veja as diferenças.


O cão da esquerda peguei da internet como exemplo, pertende ao blog: esteticapetshop.blogspot.com/ e a da direita á a Melissinha
O corte fica mais aparente se você deixar um tempo sem aparar, pois vai ficar parte do bigode lisa e caindo e outras arrepiada e pra cima. Então, se você cortar vai ficar refém do corte para sempre.

AVISO!!! Muitos pets já cortam estes pelinhos sem perguntar para os Donos, então na dúvida já avise ao pessoal da pet que você quer o bigode inteiro!!! Principalmente se você notar que alguns dos clientes deles tem este corte.

Claro que existe casos que pode ser realmente necessário cortar, mas normalmente os problemas de pêlos irritando os olhos é causando pelos cílios e não pelo bigode, mas se realmente for o bigode, faça o que é melhor para os cãozinho, nós faríamos assim aqui, o bem estar do cão em primeiro lugar, mas confesso que nunca precisamos cortar o bigode de nenhum de nossos cães.




2 comentários:

  1. Eu li a artigo e gostei muito, agora eu queria saber de vcs o que faço para o bigodinho e a barba da minha shih tzu fique branquinha pois está com aspecto amarronzado, a minha shih é da cor branca e marron (cor de fígado) o que fazer?

    ResponderExcluir
  2. vc disse que ficaríamos reféns após o corte, será que eu n consigo reverter esta situação?
    Peguei um shitzu e ele tem 9 meses e aí já veio com o bigode cortado, mas quero deixar crescer.
    obrigada

    ResponderExcluir