::Higiene e cuidados - Shih-tzu

  Lembre-se: nunca coloque a comida perto do lugar onde o cão fará suas necessidades. A comida e água devem ser colocadas próximo ao lugar de dormir que por sua vez deverá ser longe do local de fazer as necessidades. Esta atitude induz ao seu cão comportamentos mais higiênicos.

O banho
  Pode ser dado semanalmente, de preferência pela manhã e dentro de casa, para que ele não pegue um resfriado. Filhotes ou cães tosados podem ter um intervalo maior entre os banhos. Lembre-se que é importante adaptar a rotina as necessidades de seu cão. Use xampu e condicionador especial para cães ou neutro – de bebês.
1. Desembarace o pêlo antes do banho, pois nós molhados são bem mais difíceis de desembaraçar.
2. Coloque um chumaço de algodão no ouvido do cachorro, para que não entre água.
3. Para que ele goste de banho, tente brincar, elogiar, enfim, fazer do banho uma hora de alegria, e não de stress.
4. Com água morna (jamais quente), molhe o pêlo e aplique o xampu SEM esfregar em círculos (como geralmente fazemos com nossos cabelos). Aplique o xampu no comprimento do pêlo.
5. Separe mechas grandes e aperte-as em sua mão.
6. Enxágue abundantemente.
7. Aplique o condicionador ou creme hidratante (da Pantene é excelente), deixe agir por alguns instantes enquanto massageia o pêlo (no sentido do seu crescimento para não embolar/danificar) e enxágüe sem retirar todo creme.
8. Seque-o com uma toalha (tire todo excesso de água com a toalha passando-a sobre o pêlo, no sentido de seu crescimento e apertando os pêlos suavemente com a toalha para não machucar o cãozinho).
9. Em seguida, com o secador de cabelos (antes de usar o secador, se seu Shih-Tzu estiver com pêlos já crescidos – em torno dos 5 meses de idade - você pode aplicar nos pêlos dele, sem emplastar muito e sem colocar na pele, uma pequena quantidade de creme de pentear do tipo termo ativado, que protege o cabelo do calor do secador – por exemplo: Bioderm Queratina hidrolizada ThermoAtivo). Passar, principalmente nas partes mais ressecadas. Assim o pêlo ficará com mais brilho4e. Vá colocando a mão na direção do vento para soltar o pêlo e secá-lo mais rápido, além de testar a temperatura do secador e não queimar seu amigo (pode utilizar um pente para soltar os pêlos. Evite escovar muito neste momento para que não quebre os fios e fiquem sem brilho). Procure secá-lo bem para que ele não pegue um resfriado ou tenha alergias de pele. Uma pele úmida é ótima para proliferação de bactérias e fungos. Não use secador em temperatura muito quente, nem muito em cima do cão. Lembre-se que, se o secador estiver quente pra você, estará muito quente para o cãozinho. Após o cão totalmente seco pode finalizar aplicando, sem exagero, reparador de pontas siliconado apenas nas pontas dos fios.

Você pode aproveitar o “momento limpeza” para limpar as orelhas e escovar os dentes. Verifique se as orelhas estão bem secas. Depois, faça algo para recompensá-lo como um passeio ou dê-lhe seu brinquedo preferido ou um petisco.

a. Orelhas: Alguns Shih-Tzus tem as orelhas tão peludas que alguns pêlos precisam ser removidos, pois atrapalham a passagem do ar (que já não é tão boa). Consulte seu veterinário para saber qual medicamento usar para limpá-las e como fazê-lo. A freqüência necessária varia de individuo para individuo, mas é bom checar semanalmente. Verifique se as orelhas estão bem secas depois do banho.

b. Dentes: devem ser limpos, se possível, todos os dias, com pasta de dentes apropriada para cães. Dentes limpos evitam tártaro, infecções (que podem atingir outros lugares além da boca) e mau hálito. Atenção: escovar dente de cachorro não é frescura, mas um procedimento que evita infecções e outras doenças.

c. Olhos: requerem muito cuidado e limpeza regular com soro fisiológico ou um produto específico para cães. Os olhos de um Shih-Tzu devem ser checados todos os dias.

d. Unhas: devem estar sempre aparadas para não atrapalhar a caminhada do animal. Consulte seu veterinário para ensinar-lhe como proceder pois se a unha for cortada rente demais sangrará. Filhotes não possuem as unhas muito grandes, mas fique de olho para cortar assim que estiverem crescidas.
e. Pele: fique atento a pele de seu amigo. Se houver feridinhas, falhas no pêlo pode ser sinal de parasitas – carrapato, pulgas – ou proliferação de fungos/bactérias. No caso de parasitas, no filhote use somente Frontline spray (dosagem recomendada na embalagem), ou outro produto que seu veterinário de confiança determinar. Não use no filhote coleiras anti-pulgas, pipetas ou qualquer outro produto por conta própria. Nem por indicação do vendedor do pet-shop. Se não for parasitas, também deve se dirigir ao veterinário. Filhotes são sensíveis e devem ser medicados com cautela.




Um comentário:

  1. Que instruções maravilhosas... super detalhada... Obrigada!!!

    ResponderExcluir