::Escovação do pêlo - Shih-tzu

Se você deseja manter a pelagem longa e exuberante de seu Shih-Tzu, eis abaixo dicas de valor. Por outro lado, se desejar mantê-lo tosado, fica ao seu critério e não precisa seguir arrisca as dicas abaixo. 
Os cachorros de pelagem longa devem ser escovados, no mínimo, 3 vezes por semana para que o pêlo não embole e fique sempre lindo. Vá abrindo o pêlo no sentido horizontal e escovando de cima pra baixo. Assim você escovará todo o pêlo, não só por cima. Se preferir, após escová-lo, faça rabinhos de cavalo repartindo o pêlo lateralmente na vertical e, nas pernas, na horizontal, selecionando nesta parte apenas duas mechas – na região da cocha e região do joelho (repartindo o pêlo nas rótulas para não atrapalhar na locomoção. O pêlo também deve ser prendido firmemente, porém frouxo na pele para não ficar repuxando). Assim ajuda a não embolar muito quando o pêlo estiver ficando maior (em torno dos 5 meses). A quantidade de rabinhos dependerá do tamanho do pêlo. Você solta os rabinhos para escová-los e passear com o animal. Se preferir, pode optar por não usar os rabinhos. Na escovação você deverá usar escova de pinos (de preferência com as cerdas toda em metal – sem borracha na ponta) ou pente de metal e umedecedor, que você pode comprar já pronto (chamado de fluido desembaraçador) ou fazer em casa. Caseiro: consiga um borrifador spray; para cada colher de café de silicone reparador de pontas (exemplo: Niely Silicone Reparador de Pontas Extra Brilho), utilize 130ml de água – de preferência mineral ou filtrada, isto é, que tenha nenhuma ou menor concentração de cloro possível. Coloque esses dois ingredientes no borrifador e agite bem sempre antes de borrifar sobre o pêlo do animal. Não precisa fazer a mistura em grande quantidade porque vai durar bastante, já que não é para encharcar o pêlo do animal. Só borrife nas pontas, em partes bem ressecadas. Só o suficiente para umedecer, senão o pêlo apodrece. Evite molhar a pele do cão. Se encontrar pêlos embolados no caminho, desate-os com os dedos antes de passar a escova/pente para não machucar o animal. Para prender o pêlo, você pode utilizar pequeninos elásticos de silicone (costumam ser vendidos em casa de bijuterias e pregadeiras). Mesmo que o pêlo do filhote muito novo (até 4 meses) não embole tanto. É preciso escová-lo para ir aprendendo a se comportar desde cedo nas escovações. O momento da escovação é muito terapêutico. 
É como voltar à infância, onde se penteava bonecas (no caso das mulheres :0D). Colocando música erudita baixinha, durante o processo, também é ótimo pra ambos relaxarem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário