Por que os filhotes recém-nascidos choram tanto?


     Os filhotes caninos quando estão em falta de alguma necessidade tendem a chorar até que a mesma seja suprida.  A princípio imaginava ser frio. A pesar de sempre mantê-los o mais aquecidos possível, colocando o ninho em local protegido de correntes e o mais quente possível, imaginava que por serem recém-nascidos sentiam muito frio quando a mãe não estava por perto. O estranho é que os filhotes de uma cadela chorava mais do que os de outra. Como tenho o costume de verificá-los diariamente, percebi num dia que os filhotes de uma de minhas cadelas – a mais higiênica da casa – estavam com os “bumbuns” meio sujos, com pedacinhos de fezes agarrados. Estes dois, que estavam sujos estavam resmungando e com a barriguinha cheia aparentemente. Enquanto limpava com o lenço umedecido eles, ao serem estimulados faziam fezes em grande quantidade. Quando pararam percebi que a barriguinha não estava mais tão grande e colocando-os no ninho não choravam mais. Após isso tirei a conclusão que estavam chorando não por sentirem frio mais cólicas devido a mãe não estimulá-los para fazerem necessidades.
Por isso os filhotes de umas choram mais que de outras. Porque umas estimulam de maneira correta os filhotinhos, outras não são tão boas nisso por isso percebi que algumas vezes mesmo durante a alimentação alguns mamavam resmungando. Após me certificar de que a mãe tinha leite, percebi que choravam por que certamente sentiam dor na barriguinha.
Conclusão: os filhotes choram por três motivos. 1º - fome; 2º - frio ou 3º - cólicas por falta de estimulação da mãe.

Fiquem de olho!

O choro dos filhotes constante deixa a mãe dos filhotes estressada e nervosa por não saber como acalmar os filhotes.

9 comentários:

  1. Olá Boa Tarde! Faz 3 dias que a minha cadelinha deu cria de 3 cachorrinhos, nos 2 primeiros dias eles não choravam tanto, mas hoje (sexta feira) eles estão impossíveis, fome sabemos que não é pois observamos eles na maior parte do dia e eles estavam mamando, frio também não é pois eles estão bem aconchegados no ninho, agora eu nunca vi eles fazendo a necessidades deles, mas a mãe (minha cachorra) sempre lambe as partes intimas deles estimulando eles a conseguirem fazer suas necessidades! E o que mais me preocupa, é que quando eles estão chorando ela também chora, as vezes ela deixa eles sozinho na caixa, vai para debaixo da cama e chora! O que pode ser? Me ajude por favor! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula! Acredito que eles estejam com algum desconforto, mas nem sempre conseguimos acertar bem.
      Veja se sua fêmea está com leite quando eles estiverem chorando. Para cadelas mais enjoadas para comer damos ração (as vezes arroz) misturada com carne, frango ou fígado. A cadela que amamenta deve comer bem para produzir bastante leite. O local onde eles estão também deve ficar com temperatura agradável - nem quante, nem frio - é bom colocá-los em um paninho, um coladinho no outro se estiverem chorando. Se ela lambe bem as partes deles acredito que não seja esta a causa, mas é bom checar direitinho. Se não tem problema algum destes que mencionei, então não há muito o que fazer...

      Excluir
  2. achei essas dicas muito boas,os dak de casa choravam pois estava com clor, eu os coloquei no piso frio daí durmiram que uma beleza...tbém estava um calor de 40 °.

    ResponderExcluir
  3. Verdade...os filjotes da minha cachorra tb... se coloco no piso friu param de chorar e dormem que é uma beleza...

    ResponderExcluir
  4. estão procurando uma resposta pra saber pq os filhotes da minha bull terrier chorão tanto agora já sei que eh calor graças a Deus pq não sabia mais oq fazer moro em santa catarina em Blumenau uma das cidades mais quentes e hoje ta terrível o calor tanto que minha cachorra não qer deita na cama com eles so deita no chão eu tinha medo d por ele e lendo oq vc publicarão botei eles junto com ela e aleluia parao de chora os outros que não estão chorando estavam encostados na parede amem achei q estava doente ainda bem q eh so calor obrigada

    ResponderExcluir
  5. minha cadela teve 12 cachorros e eu tento com que todos nao passem fome, eles nao choram muito, e quando chora meto o para mamar, se ele nao chora é porque nao tem fome nem vai morrer nao é ?

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por essas dicas tenho certeza que vai ser infalível. A minha cadela teve 10 filhotes de Rottwailer tem uma fêmea que não para de chorar e sempre fica longe dos outros filhotes.

    ResponderExcluir
  7. Minha cadela teve filhotes hj,mais ela nn fica no paninho que coloco,ae fico com medo dos filhotes passarem frio mais eles sempre ficam pertinho dela soh q no chao... o que faço? Por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  8. minha yorkshire teve 5 bebes, todos estao mamando muito bem, menos 1 que so chora e vive ss isolando dos demais, nao sei mais oque fazer, a mamae tem leite, ele esta aquecido, mas nao ganha peso e nao esta se desenvolvendo, nao quero perder meu filhote

    ResponderExcluir