::Miíase ou "Bicheira" em animais

As moscas são insetos que, embora pareçam inofensivos, podem causar transtornos aos animais domésticos.

Além da veiculação de agentes causadores de doenças, como cistos de protozoários e ovos de vermes, as moscas podem ocasionar patologias importantes na pele dos animais.


Há larvas de moscas que infestam tecidos mortos (cadáveres) e outras que se multiplicam em tecidos vivos. A proliferação de larvas de mosca em tecidos vivos é chamada de miíase ou bicheira. As moscas causadoras da "bicheira" são conhecidas como "varejeiras" (Cochliomyia hominivorax).

Quando o animal sofre um ferimento ou corte mais profundo, devemos tratar a ferida com antissépticos e, algumas vezes, antibióticos tópicos. Mas é imprescindível proteger o local contra as moscas. Ao pousarem sobre a ferida, as moscas depositam dezenas de ovos que irão eclodir, transformando-se em inúmeras larvas que se alimentarão de tecido vivo (miíase cutânea). As larvas cavam verdadeiras galerias sob a pele, causando lesões e um incômodo muito grande ao animal. As lesões podem ser tão profundas que conseguem atravessar a musculatura do animal, indo atingir órgãos vizinhos (miíase cavitária).

As larvas de moscas podem se proliferar também em tecidos não lesados. Quando a pele apresenta dermatites exsudativas (produzem líquido) que mantenham o local sempre úmido, ou naqueles animais sem condições de higiene, cujos pêlos estejam sempre molhados por urina, a "bicheira" pode aparecer.

O local acometido deve ser lavado com soluções antissépticas, e o veterinário deve examinar o local à procura de larvas em tecidos mais profundos. Produtos repelentes devem ser aplicados em todos os ferimentos abertos, em regiões onde é freqüente a ocorrência de moscas varejeiras ("moscas verdes").

Existem medicamentos por via oral que, ao mesmo tempo em que controlam a infestação de pulgas, impedem o desenvolvimento de larvas de moscas sob a pele do animal. Informe-se com o seu veterinário.


Fonte: www.webanimal.com.br



2 comentários:

  1. credo, dá até dó dos bichinhos =x
    bom post

    ResponderExcluir
  2. vi na net dois remedios para bicheira cpastar e lepecid alguem pode informar se realmente fazem bem ou se prejudica o animal em outras areas :

    ResponderExcluir