::Distúrbios de comportamento em cães


Por Dr. Paulo F. de O. Deslandes
Médico veterinário especializado em comportamento canino

Com a vida agitada e desregrada de seus donos, os cães acabam por traduzir suas angústias em distúrbios comportamentais.

É extremamente comum, em minhas consultas comportamentais, os tutores não compreenderem o porquê dos cães desenvolverem comportamentos estranhos, já que eles recebem muito amor e carinho. Muitas vezes, somos absorvidos por nossa rotina de trabalho, estudo ou tarefas do cotidiano e não percebemos que nosso animais de estimação sofrem com o ritmo de vida que vivemos. O corre e corre da vida moderna acaba atingindo pets na medida em que seus donos não dispõem de tempo para satisfazer suas necessidades.
Deste modo, o conhecimento sobre comportamento dos cães necessita urgentemente que seja esclarecido a todas as pessoas que convivem com  esses animais em sua residência. Nossos amigos de quatro patas possuem necessidades muito além de apenas amor e carinho. Classificações como “cães ideais para apartamento” levam as pessoas a acreditarem que um animal confinado dentro de uma casa ou apartamento somado com muitas regalias dentro de uma visão humana, são mais que suficientes para o bem-estar canino. Dentro de nossas residências temos um bom livro para ler, acesso a internet, jogos, televisão e, mesmo assim, essa rotina se torna desagradável se não sairmos desse ambiente. E os amigos caninos? O que eles têm pra fazer? O que realmente eles necessitam para se tornarem verdadeiramente felizes? Para começarmos a compreender, primeiramente temos que nos abdicar de sermos humanos e, tentar ao máximo, entender a visão do cachorro.


Lidando com o problema

Desvios de comportamento ligados ao estresse são, talvez, relativamente novos nos cães. Falta de tempo para lidar com um animal de características sociais é o primeiro erro que cometemos. Se não tiver algumas horas do dia reservado a se dedicar ao amigo canino, por mais mimos que possa dar, o seu animal vai ser infeliz e, consequentemente, desenvolverá comportamentos anormais. Existem vários comportamentos ligados ao estresse: agressão, ansiedade generalizada, ansiedade de separação, comportamentos destrutivos, cropofagia, fobias, transtornos compulsivos diversos, etc. E todos eles poderiam ter sido evitados com uma imposição de rotinas na vida do animal.


Cães amam rotinas!

Programe seu dia levando em conta as necessidades dos cães. Reserve tempo para caminhar com seu amigo, socialize-os o quanto puder com outros cães, aprenda técnicas de enriquecimento ambiental para deixar seu lar agradável para eles também. Se nos preocuparmos em impor na rotina canina esses elementos básicos, diariamente, desde filhotinhos, dificilmente desenvolverão desvios de comportamento. Agora, se não houver possibilidade no seu dia a dia de suprir essas necessidades, é melhor pensar se realmente está preparado a dividir sua casa com um cachorro.

Fonte: Revista Pequenos Animais, Grandes Amigos / Dr Paulo Deslandes site www.ccanimal.com.br e blog http://artigoscao.blogspot.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário