::Cães combatem solidão?

O cão não é solução completa para a solidão.

Forte apego ao animal de estimação pode até mesmo aumentar o risco de causar depressão no ser - humano.

Um novo estudo canadense considera que os tutores de cães que vivem sozinhos, e têm pouco contato social humano, na verdade são tão solitários quanto seus colegas cães nas mesmas circunstâncias.
Talvez ainda mais surpreendente, os pesquisadores da Universidade de Carleton, em Ottawa fizeram uma constatação ainda mais surpreendente: essas pessoas que recorrem a cães ou gatos para amenizar esse sentimento correm mais risco de se sentirem sozinhas e desenvolverem depressão. Os autores do estudo explicaram que os animais não são pessoas, e não podem compensar a falta de relações humanas.
"A presença de um pet na vida das pessoas não é bem aquilo que pensávamos", disse o co-autor Timothy Pychyl, um professor associado de psicologia na universidade.
"Muitas pessoas vão dizer:" Se você está se sentindo só adquira um cachorro para te fazer companhia. Mas a pesquisa indica que os animais não irão resolver o problema de solidão, assim como acreditamos que eles fazem”. Se você não tem contato social humano, ainda sim vai ficar com sentimento de solidão.“
Entre 1941 e 2006, o percentual de pessoas que vivem sozinhas no Canadá subiu para 27 por cento a partir de seis por cento.
Na pesquisa, foram avaliados aqueles que viviam só e possuíam cães ou gatos, e os desacompanhados até de um animal de estimação. Os pesquisadores descobriram que quem tinha um animalzinho e também uma vida social ativa era realmente menos solitário em relação aos que moravam totalmente sozinhos. Já quem tinha a companhia de um pet, mas sofria a falta de uma rede social, era ainda mais propenso a se sentir solitário e depressivo, em comparação com as pessoas isoladas e que não tinham pets.
Portanto, mesmo sabendo que os animais sempre vão nos dar uma “pata amiga”, não podemos depender apenas deles. A pesquisa indicou que os pets não preenchem tanto esse vazio como nós pensávamos, e sem o apoio de outras pessoas vamos continuar nos sentindo incompletos.


Fonte: artigoscao.blogspot.com

2 comentários:

  1. Varia de pessoa pra pessoa. Não acho isso.

    ResponderExcluir
  2. No meu caso ameniza a solidão sim. Não sinto necessidade de contato social constante pois tenho meus peludos que passam o tempo todo comigo :0D
    Mesmo só não me sinto só. De repente isto só vale para os canadenses já que cada povo tem suas características, cultura, manias, etc. Postei porque achei interessante a matéria.

    ResponderExcluir