::Para pelagem perfeita - Shih-Tzu

 
    Diferente de outras raças de pêlo longo, o shih-tzu possui certa variedade de pelagem. 
Umas são mais secas, outras mais sedosas, umas são mais cheias- com mais subpelos, outras mais ralas. Mas todas estas necessitam de cuidados para que se mantenham belas. 

Você deve se perguntar como os donos de shih-tzu que participam de exposições conseguem deixar o pêlo tão perfeito. Saiba que é uma tarefa difícil e que requer perseverança.

O principal de tudo é a escovação. Os pêlos devem ser penteados todos os dias. Não se esquecendo de nenhuma parte como embaixo das pernas, barbas e etc.

Em segundo lugar, deve-se utilizar os produtos certos. Deve-se escovar/pentear com escova/pente de qualidade que não quebre o pêlo (escova de pinos com cerdas em metal e pontas arredondadas e pente de metal). Esses profissionais costumam utilizar esses produtos da marca All Systems. 

Em terceiro lugar, deve-se fazer hidratação dos pêlos. Quanto mais hidratados, mais resistentes à quebra, mais macios e sedosos. Pêlos sujos e/ou desidratados tendem a embolar com mais facilidade. 
Se o animal possuir barba branca, o ideal é lavá-la todos os dias para que não fique manchada. 
Se a barba já estiver grande o suficiente para que possa prendê-la, faça isso (veja como fazer no vídeo abaixo). 

Todas as partes brancas como as patas, por exemplo, devem ser lavadas com xampu azul todos os dias para que não fiquem manchadas, e secadas com secador, é claro. 
Eles devem beber água exclusivamente do bebedouro de bilha, para que não fiquem se molhando continuamente.
Voltando ao assunto da hidratação, os profissionais costumam utilizar os produtos humanos da marca Pantene. Após a escovação, pode-se passar um pouco de creme sem enxágüe noturno ou silicone (da Niely Gold é excelente). 

Esse vídeo abaixo mostra como os profissionais prendem o pêlo facial para não estragar.



Nesse vídeo abaixo você pode ver como se faz papelotes no corpo todo para hidratar e conservar o pêlo de um canino que está se preparando para poucos dias entrar em pista de exposição. 


Agora se o seu interesse é só manter a pelagem longa e bonita é só pentear todos os dias (no mínimo dia sim, dia não) – o corpo todo, hidratar o pêlo e usar bebedouro de bilha para que a barba não fique molhada e apodreça. Para hidratação, utilize os produtos citados acima. 

Um shih-tzu com pelagem correta demora em torno de 2 anos para que esta arraste no chão.


Clique na imagem e veja como fazer o penteado típico do shih-tzu, obrigatório nas apresentações em exposição - o TopKnot.




Um comentário:

  1. Muito interessante a matéria...

    Essa mulher só exagera nos puxões no pelo dos pobres caezinhos...

    ResponderExcluir