::Lugar ideal para se comprar um filhote

Falaremos adiante sobre algumas coisas que você precisa saber antes de comprar um filhote. São pequenos detalhes que costumamos não prestar muita atenção, mas que devemos.

Ainda hoje, o melhor lugar para se adquirir um filhote é canil. E os piores lugares para se comprar um filhote são aqueles em que o mesmo fica exposto a vírus, bactérias, etc. e em condições precárias.

Na maioria dos petshop's, casa de ave, etc. o animal fica em uma gaiolinha apertada, onde pessoas tocam o tempo todo com mãos sujas, cheias de microorganismos que passam para os cães. Sem contar no trauma que o cachorro sofre, ficando num local pequeno e apertado, sem nenhum afeto e divertimento. 
 Saiba que os três primeiros meses são superimportantes para um filhote. Ele vai responder a vida toda, todo o estímulo que teve nessa fase. Ou seja, se ele foi maltratado, pode adquirir problemas comportamentais indesejáveis (ser medroso, neurótico com algo, ansioso, etc.). Isto se ele não morrer de alguma doença adquirida num local tão exposto.

Mesmo adquirindo de um canil, você deve ficar de olho se o filhote  está bem tratado. Pequenos detalhes falam mais que mil palavras. Vou relatar minha experiência: crio cães desde a adolescência, quando morava com minha mãe. Sempre gostei de cães e minha mãe sempre fazia as minhas vontades na medida do possível. Comprávamos um e mais tarde outro de sexo oposto para fazer-lhe companhia. E assim, acabávamos por fazer pequena criação.

Certa vez comprei uma cadelinha de um canil. A dona parecia tratá-la com carinho, etc. Mas ao trazê-la pra casa e observá-la melhor achei um tanto magra. Além disso, o ouvido dela parecia que nunca havia sido limpo. Percebi mais tarde que ela era super traumatizada. Era em demasia medrosa. Tinha medo de nós e se tremia toda e ficava contraída sempre que a pegávamos no colo para fazer-lhe carinho. Quando meu esposo se arrumava para sair, ela saía correndo e se entocava em sua caminha, olhando toda desconfiada. Achávamos até engraçado essa atitude dela. Parecia ter medo de ir embora, ou de alguém que vestia roupas similares. A pesar de a tratarmos com muito carinho ela nunca foi dos melhores cães de companhia. Ficava toda contraída sempre que pegávamos no colo. Não conseguia relaxar com carinhos, como todo cão faz. Não ficava perto da gente. Sempre escondida em algum canto escuro da casa. Ela passou a fase mais importante sendo mal tratada, pois a comprei com três meses e meio. Por isso ela ficou assim.

Alguns criadores ignoram a socialização do filhote, mas aqui meus filhotes recebem o tratamento que precisam para serem cães adultos normais e felizes. Tiro hora não só para a alimentação e higienização, como também para brincar com eles e fazer carinho. Por isso são tão alegres e sadios.

Se ao chegar num canil verificar que simplesmente o ouvido está sujo, desconfie, pois um criador dedicado que cria não somente pelo dinheiro, mas pelo prazer de estar com seus cães, cuida inclusive da higiene do filhote. Cachorreiros cuidam somente para terem filhotes à venda.

Espero poder ajudar alguém com essa dica.
Boa sorte!




Um comentário:

  1. QUERO UM FILHOTE MALTES MICRO FEMEA COM PEDIGREE, GOSTARIA DE AJUDA PRA ENCONTRAR UMA, POR FAVOR, SOU DE MINAS GERAIS. EMAIL É QZIABARCELAR@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir