::Barba mal cheirosa - Shih-Tzu

Não somente cães da raça shih-tzu como todos os outros de pelagem longa sofrem com o mesmo problema - a barba fica com mau odor. Isso acontece porque ao beberem água, a barba fica molhada. E somando ao fato de que cachorros cheiram de tudo que há pelo chão, o odor no focinho pode se tornar insuportável.

Para resolver esse problema use bebedouro de bilha. Hoje, no mercado, existem diversos modelos disponíveis. Uns mais baratos outros nem tanto. É muito fácil para o cão aprender a usar o novo modelo de bebedouro. Você retira a tigela de água e quando perceber que seu cão está com sede, passe no bico do bebedouro alguma guloseima em pasta. De preferência com sabor de carne. Ele lamberá e perceberá que dali sai água para matar sua sede. Você deve repetir esse procedimento de treino até que veja ele bebendo água sozinho. Na maioria das vezes, eles aprendem já no primeiro dia. 
Nas épocas mais quentes do ano, quando perceber que o esforço dele aumentou para beber água, você pode colocar ao lado do bebedouro uma tigelinha de água, de boca estreita como a que vem no patê Sadia. Não precisa encher até a boca, deixe faltando a grossura de um dedo para completar de água. Assim ele não se molha.

A barba quando permanece molhada constantemente, além de ocasionar em um mau cheiro no focinho de seu amigo, pode dar problemas de fungos com feridinhas que lesionam a pele e faz o pêlo da região cair.

Existem no mercado modelos de bebedouro que não são de bilha, mas dizem ser destinados a cães de pêlo longo. É jogar dinheiro fora. Não resolve o problema de barba molhada. Na verdade, o cão se molha menos do que se estivesse usando tigelas comuns. Só isso. 

Modelos (os que não necessitam ficar agarrados em algum lugar - parede, grade - costuma ser mais caros):






4 comentários:

  1. Olá, aonde eu encontro o segundo modelo para comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina!
      Agradecemos por sua participação no blog!
      Se você está encontrando dificuldades de encontrar modelos legais em pet shops de sua localidade experimente pesquisar por lojas virtuais no google.
      Existem várias como:
      www.petsupermarket.com.br/
      www.petcentermarginal.com.br/
      www.cobasi.com.br/
      e muitas outras.

      Boa sorte!

      Excluir
  2. BOA NOITE
    GOSTARIA DE SABER O QUE FAÇO PARA TIRAR O CHEIRO DE XIXI DA BARBA DO MEU SHITZU, POIS ACHO QUE ELE ESTÁ BEBENDO O XIXI DA FÉMEA E AÍ VAI AO PET, QUANDO CHEGA TA TUDO CHEIROSO, DAQUI A POUCO BASTA A FEMEA FAZER XIXI E LÁ VAI ELE PARECE- ME QUE ELE BEBE O XIXI, É INSUPORTÁVEL O CHEIRO NA BARBINHA , AÍ SOU OBRIGADA A LAVAR PELO MENOS A BARBINHA DELE , ME AJUDEM POR FAVOR. PRECISO DE ALGO QUE HIGIENISE SEM PRECISAR MOLHAR O CAOZINHO. DESDE JÁ MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Existem no mercado vários tipos de produtos para lavagem a seco. Não lembro de nenhum nome para te indicar porque raras foram as vezes que utilizamos tal produto. Mas vc indo a um petshop conseguirá comprar com muita facilidade.

    ResponderExcluir