::Cortes e penteados - Shih-Tzu

Nas fotos mostramos dois comprimentos comumente vistos em exemplares da raça: o longo (exigido para os Shih Tzus adultos nas competições) e a chamada tosa-filhote, na qual os pêlos ficam com cerca de cinco a dez centímetros.



Já nas outras fotos, algumas opções de chucas: a crisântemo é a mais adotada nas competições.

Vale ressaltar que o próprio padrão da raça recomenda que a pelagem do topo da cabeça esteja sempre presa. Assim o cão enxerga melhor, e os olhos correm menor risco de serem feridos pelos fios dessa região.

Fonte: Revista Cães & Cia

Corte Moicano - moderninho
Foto fonte: http://carolbiscuola.blogspot.com.br/2011/10/tosa-tesoura-com-moicano-bernardo.html

Vídeo: http://youtu.be/lKUNjWC5Xl0

Corte Chique
Orelhinhas bem peludas, cabeça e corpo mais aparadinho. Fica um luxo!



Corte leãozinho que costumo fazer na Suzi

Após as patinhas dianteiras, pêlo bem curtinho, inclusive na raiz da cauda. Pêlo mais alto nas patinhas dianteiras e dorso de sua direção. Esse corte é diferente e fica muito fofo.

Envolta da carinha faço corte quadrado. E envolta dos olhinhos pêlos aparados.
Pena que não deu para registrar nos mínimos detalhes porque ela é muito brincalhona e não pára quieta quando damos atenção.

Vista do alto

Penteado Maria Chiquinha (muito fofo!)


Passo-a-passo penteado oficial do shih-tzu, o TopKnot:


Siga estes passos e faça um topete no seu shih tzu. 
É fácil de fazer este topete que melhora as curvas do seu animal. 
Este topete é feito com duas partes de cabelo, e acentua a curva na parte da frente do shih tzu. 

Reparta o cabelo do seguindo as instruções com um pente de aço: 
- Procure uma divisão na parte traseira de cima da cabeça e separe o cabelo. Esta divisão será o limitador da quantidade de cabelo no topete (Fig.1-esq). Comece a divisão partindo do canto externo do olho até o alto da orelha (Fig.1-meio) até encontrar a divisão de trás da cabeça (Fig.1-dir). Esta primeira parte ficará como um triângulo. - Divida esta parte grande, em duas partes iguais. Você terá duas seções de cabelo, uma na frente e outra atrás (Fig.2). 

- Prenda a seção dianteira aproximadamente 1 polegada acima da cabeça com outra liga de borracha perpendicular ao topete. Dê sempre de duas à três voltas na liguinha. Separe um pouco de cabelo da parte traseira central e modele com a mão para que fique o mais reta possível. Isso garante que a parte traseira fique bem definida para não misturar com a dianteira. (Fig.3) 

- Agora prenda a parte traseira perto da cabeça 1/2 polegada afastado da cabeça com outra liga. Dê várias voltas. Pegue novamente o tucho que sobrou e ajuste ele reto com a mão. (Fig.4) - Se for colocar lacinho, coloque agora na seção dianteira, junto com a liguinha. (Fig.5) 

- Junte as duas partes e prenda com outra liga 1,5 cm acima das outras liguinhas. (Fig.6) Para retirar o topete, junte as ligas com cuidado para não pegar cabelo. Não retire elas com mão, pois além de machucar o cachorro, isso quebra o cabelo. Compre uma tesoura de metal, com ponta fina, para cortar as liguinhas.

Veja também: CACHORRO PRODUZIDO - UM ARRASO!


-->

4 comentários:

  1. linduu tenhu uma shih-tzu concerteza vou deixa-la linda seguindu essas instruçoes

    ResponderExcluir
  2. Muito lindoo.. Eu tenho uma pergunta.. Com que idade ele começa a ter os pelos longos. Pois tenho uma shitzu e ela ainda não tem os pelos longos ate o chao. E já tem 11 meses.. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Ledi, os meus costumam arrastar o pêlo com idade em torno de 1 ano e meio. É claro que se o cachorro tiver algum problema de pele que acarrete coceira constante o pêlo pode se quebrar não alcançando nunca o chão. Isso vale para pôlos que não são escovados diariamente com problemas de nós.

    ResponderExcluir
  4. Oi...! Eu me chamo Anna, e tenho um shih-tzu, ele se chama Xereta, bom, o pelo dele esta comessando a ficar bem cumprido, e eu gostaria de saber um sugestão de pentiado/corte para essa raça, só q para macho.
    Aahhh... Minha mãe falou que cães de pelo longo não se lambe,Xereta se lambe, eu gostaria de saber se é normal porque ainda é meio filhote, se essa raça tem essse costume ou se só ele tem.


    obrigada

    ResponderExcluir