::Cio, gestação e parto


Sob a palavra "Cio" entende-se vulgarmente o acordar do instinto sexual da cadela e, combinada com ele, a disposição dela em aceitar o macho para acasalamento, o que acontece em geral duas vezes por ano, ao contrário do reprodutor que pode ser usado para coberturar durante o ano todo.

Sabemos que a cadela tem seu primeiro cio com mais ou menos 8-9 meses de idade. É enfaticamente desaconselhado o acasalamento nessa idade, pois esta cobertura traria grande prejuízo ao desenvolvimento físico do animal.

Aconselhamos cruzar no 2º cio. Geralmente pode-se afirmar que a maturidade começa tanto mais tarde quanto maior é o animal, E para mencionar desde logo o outro extremo: uma cadela já idosa deve ser coberta pela primeira vez? É uma questão que surge com certa freqüência e em todo caso é aconselhável apresentar a fêmea ao veterinário e ouvir a opinião dele, pois a compacta consistência da bacia, dos tendões e das ligações ósseas de certos animais nessa idade pode dificultar o normal nascimento de filhotes, com a conseqüência de sérias complicações também para a cadela-mãe. De qualquer forma, estas cadelas devem movimentar-se bastante e não receber alimentação farta e forte demais durante a gestação.

Muitas vezes acontece que a cadela ataca ou recusa o reprodutor na hora do acasalamento, Não raro cabe ao proprietário da fêmea a culpa, por ter se enganado a contagem da entrada no cio, que se revela por uma perda de sangue. Mas não é tão fácil, como muitos pensam, determinar essa entrada com exatidão, pois o primeiro sinal pode ser tão insignificante que escapará à nossa vista, sobretudo porque muitas fêmeas costumam lamber essas gotas. Existe porém, um "jeito" bastante simples para determinar direitinho o início do cio.

Um pouco antes de seis meses, quando calcula que vai começar o novo cio, deixe a cadela dormir em cima de um pano branco, que deverá ser controlado toda manhã. Nele se notarão gotas de sangue que ela perde e que não pode lamber porque penetram no tecido, desta maneira, sabe-se exatamente o começo do cio. Contam-se então mais 10 ou 11 dias e tem início o período em que a maioria das cadelas aceita voluntariamente o macho: o corrimento sanguíneo começou a tornar-se esbranquiçado.
Mais ainda do que nos primeiros 8 dias, o criador agora tem absoluta necessidade de manter a fêmea isolada de qualquer contato com os machos, não lhe dando nenhuma possibilidade de escapar. Esta cautela deve ser tomada com o mesmo cuidado depois da cobertura realizada com o reprodutor escolhido, pois, durante todo o período do cio, os óvulos, aptos a serem fecundados, cão amadurecendo consecutivamente, podendo a cadela ser coberta por outros machos praricamente do primeniro ao último dia do período, que dizer, tantas vezes quantas ela tem ocasião de ficar perto de um cão.
O ideal é a fertilização no 11o. dia (momento em que 50% dos óvulos são liberados pelos ovários). O acasalamento pode ser repetido no dia seguinte.
Não existem nenhuma restrição quanto aos banhos neste período.
Cadelas que não tenham entrado no cio já com mais de 1 ano, é bem provavel que seja um caso de hypoestrinismo, o qual resulta na falta parcial ou completa de secreção ovariana. Nestes casos os períodos não aparecem. Contudo, não existe razão para se considerar a saúde da cadela afetada somente por isso. Nenhum tratamento é necessário, a não ser que há interesse em utilizá-la para reprodução.

Não se esqueça de vermifugar a cadela 30 dias antes da cobertura.

Pode ser também que a cadela manifeste o que denominamos "cio seco". Nestes casos a fêmea entra no cio sem manifestar qualquer sinal aparente. Se tiver contato com o macho, e o aceitar, poderá haver a concepção. Se não estiver junto ao macho, talvez nem seja percebido que a cadela esteja no cio. Um veterinário poderá aconselhar um tratamento de hormônios.

Certos criadores acham conveniente repetir o acasalamento para estarem seguros da fecundação, principalmente se a união não demorou o tempo necessário, que se pode prolongar, às vezes até 40 minutos. Todavia, não se deve deixar passar mais do que um dia entre as coberturas, a fim de evitar dificuldades no nascimento da ninhada, pois, devido ao tempo relativamente curto da gestação (mais ou menos 60 dias) é evidente que nem todos os embrioespoderão desenvolver-se com o mesmo vigor e tamanho se o intervalo entre duas uniões for maior do que 48 horas.

Cada dia de diferença se faz notar no parto e é comum acontecer que, ao lado de filhotes normais, surgem também natimortos ou incapazes de sobreviver - conseqüência de dois acasalamentos distanciados em excesso. Pode acontecer também um retardamento do ato de nascer, o que leva à morte os embriões da primeira cobertura. É claro que tudo isso também pões em perigo a vida ou, no mínimo a saúde da cadela-mãe.

A alimentação da cadela gestante deve ser de boa qualidade. Ofereça ração de filhotes à cadela prenhe e vá ao veterinério pedir que receite suplemento em cálcio.

Quando se aproxima a hora do parto, é aconselhavel não irritar o animal com constantes carícias ou demonstrar seu próprio nervosismo. O bom criador limita-se a observar de uma certa distância, (não junto ao leito da cadela), se a mesma encontra dificuldades, se lhe faltam forças, se abre logo as placentas, se corta os cordões umbilicais e começa a lamber os recém-nascidos.

Na grande maioria, tudo corre muito bem. Mas se o novato é propenso a revelar excitação, é melhor comunicar-se como o veterinário antes, para saber onde poderá encontrá-lo na "hora H" caso haja dificuldades no parto.

É necessário que a cadela fique em supervisão nos últimos dias, a fim de evitar que dê cria em algum lugar escondido e não preparado por nós.
Para saber se a cadela está prestes a dar cria, procure saber a temperatura, ela começa a subir subtamente (em estado normal é de cerca de 38,5°) e cai nos últimos dias até quase 37°. Com o início dos impulsos, a temperatura começa a subir novamente.

Os preparativos da cadela se evidenciam por um comportamento diferente e inquieto. Ela procura cantos escuros, para os quais leva restos de tecidos, palha e outro material que nós, porém, devemos tirar quando o parto começa. Neste dia, ou ela não come nada ou muito pouco porque, por instinto, não quer sobrecarregar intestinos e bexiga. Um pouco antes das primeiras contrações, ela se mostra mais agitada ainda, tem forte respiração e a sua vulva aumenta consideravelmente.

O lugar mais adequado para o nascimento dos filhotes é aquele que proporcione sossego à cadela e não estiver exposto às correntes de ar. Não deve ficar distante da casa, caso surja algum imprevisto; convém aconstumá-la ao local 8 dias antes da cria.

É bom ter uma cama ou caixa num tamanho que permita à cadela esticar-se à vontade. Para uma ninhada de Boxer, nas 4 paredes laterais, numa distância de mais ou menos 10cm do chão, coloque uma ripa da mesma largura, para impedir o esmagamento dos filhotes quando a mãe os apertar, pois o espaço entre a ripa de cima e o chão servirá de abrigo aos filhotes.
Colocar um colchão no local onde a cadela provavelmente irá parir é perigoso. Os filhotes podem sufocar-se no enchimento do colchão, que a cadela rasga na sua inquietação e no esforço de fazer o ninho.

O melhor, por possibilitar limpeza rápida e freqüente, é utilizar papel de jornal, que pode ser facilmente trocado a qualquer hora ou paninhos esterelizados.
Enquanto os olhos não se abrem, o que acontece em volta do décimo segundo dia, deve mantê-los na penumbra, Só gradualmente então, leve-os para o ar livre e, mais tarde, eles pode gozar a vontade o pleno sol, o que, aliás, é indispensável para eles.

Animais portadores de doenças transmissíveis geneticamente como displasia coxofemoral, ausência de um testículo (criptorquidismo), alergias graves, catarata precoce e epilepsia;animais com problemas cardíacos graves; fêmeas com excesso de peso; cães com doenças sexualmente transmissíveis como Tumor de Sticker e Brucelose não devem ser acasalados.

Dúvidas
    
Qual a idade certa para acasalar?
A idade certa para acasalar deve levar em conta o desenvolvimento dos cães. Os machos, a partir de 12 meses já podem acasalar, mas as fêmeas só devem acasalar após 18 meses ou do terceiro cio, o que vier depois. Antes disso, ambos estão imaturos e não completaram seu desenvolvimento físico e psicológico.O período ideal para a reprodução nas cadelas 1 ano e meio e 6 a 7 anos de idade. Cadelas que tiveram várias crias nesse período podem se manter em reprodução até ao redor dos 10 anos sem maiores riscos de ter problemas. Como muitas cadelas podem ter ciclos férteis às vezes até aos 12 anos de idade, existe a possibilidade de acasalamentos acidentais.
De modo geral é contra-indicado acasalar pela primeira vez cadelas após os 6 anos de idade, pela possibilidade de problemas no parto (perda de elasticidade na cervix e vagina) e a eventual necessidade de uma cesariana. Mesmo às cadelas multíparas (que deram cria muitas vezes), não é recomendado o acasalamento após 10 anos de idade, pelos mesmos motivos.

A partir de qual idade um macho pode acasalar?
A partir de 18 meses. Mas raças pequenas com 7a 8 meses já possuem espermatozóides capazes de fertilizar a fêmea.

Uma fêmea pode ´escolher´ um macho e só acasalar com ele?
Sim, as cadelas e os machos também podem ter "preferências e simpatias" uns com os outros.

Os machos ficam mais ´calmos´ após o acasalamento? E as fêmeas?
Normalmente os dois ficam mais sossegados. Mas somente após a cobertura. Depois tudo volta ao normal. Portanto, é mais uma ´lenda´ a teoria de que os machos ou as fêmeas precisam acasalar para mudar de comportamento.

As fêmeas entram na menopausa?
Não, as cadelas não têm menopausa. O que ocorre é um aumento do intervalo entre cios, nascimentos de menor quantidade de filhotes , nascimento de filhotes mais fracos e maior tendência a ter problemas de parto

Os machos são férteis a vida toda? Até que idade um macho pode ser acasalado?
Eu já trabalhei com cães que tinham 11 e 12 anos que produziam filhotes. Ele estando bem de saúde e a qualidade do sêmen o mínimo desejável não tem problema

Os machos podem acasalar mais de uma vez por dia?
É melhor não. A não ser que seja uma situação extraordinária.

Meu cachorro de 8 anos e ainda é virgem Ainda está em tempo de cruzá-lo?
Caso ele não tenha alterações no sêmen ou problemas na próstata sim. Para ter certeza de que ele ainda é fértil, você deve procurar realizar um exame específico. Procure seu veterinário para que ele indique um especialista em reprodução.

Qual a duração do cio?
A duração de todo o cio é variável assim como a freqüência entre um cio o outro. De forma geral dura de 15 a 20 dias. Lembre-se de não cruzar sua cadela antes do terceiro cio.

Em que fase do cio devo acasalar minha fêmea?
O melhor período para acasalamento varia um pouco de raça para raça. Normalmente para as raças de porte pequeno, inicia-se no 8° dia e para as raças maiores, no 11° dia, indo até o 15° dia. Nesta fase a vulva continua inchada, mas normalmente, o corrimento é bastante reduzido/inexistente. Portanto, caso queira acasalar sua fêmea este é o período indicado. Para certificar-se da 'disposição' da cadela, um truque bastante eficaz é passar o delo na base do rabo da cadela. Quando ela está 'disponível', a fêmea desloca o rabo para o lado, deixando totalmente aparente a vulva.

Se você ainda tiver dúvidas, existem exames de citologia vaginal realizados por veterinários que podem dar a melhor indicação sobre o período mais indicado para o acasalamento.

O que é o cio seco? Isso interfere na gravidez das cadelas?
Cio seco ou silencioso é um cio que não conseguimos visualizar. A cadela não sangra e sua vulva não fica com edema (inchada). Normalmente pode estar associado a problemas hormonais. Somente o macho, ou testes como citologia vaginal e dosagens hormonais conseguem identificar este fato. Pode interferir na gravidez no sentido que não conseguimos identificar o momento ideal de cruzá-la. Mas uma vez que o macho cruzou, tudo ocorrerá normalmente.

É possível estimular o cio de uma cadela? É recomendável e seguro?
Ainda não existem medicamentos seguros e eficientes para isso. Nas gatas sim é possível.

Quantas vezes devo repetir o acasalamento?
Normalmente se repete o acasalamento 2 ou 3 vezes, com intervalo de 24 horas.

Qual a diferença entre sêmen resfriado e sêmen congelado? É garantido?
Sêmen resfriado é colhido e submetido a um processo de resfriamento até atingir 5 graus C. Este sêmen deverá ser armazenado em refrigerador por até 48 horas até sua utilização.
Sêmen congelado é colhido, resfriado e congelado. É mantido em nitrogênio líquido (botijão próprio) dentro de palhetas própria. Em pincípio dura muitos e muitos anos.  Todos eles são adicionados de diluidores específicos para não danificar os espermatozóides.

Acasalei minha fêmea. Quando é possível saber se ela está grávida?
Normalmente um veterinário, com um exame clínico (palpação), consegue identificar a gravidez de uma fêmea a partir dos 28/30 dias. No entanto, se a fêmea for muito grande ou estiver muito gorda, esse exame de toque é enganoso. A melhor forma de se garantir a presença dos filhotes é com o exame de ultrassom, a partir do 30° dia.

É possível interromper uma gravidez indesejada?
Possível é, mas é um procedimento de risco e nem todos os veterinários irão realizá-lo.
Caso você não queira filhotes, o melhor é fazer a castração da fêmea e/ou a vasectomia no macho.

Minha fêmea está grávida. Devo modificar sua alimentação?
Consulte primeiro seu veterinário para que ele possa fazer um exame clínico geral na sua fêmea. De maneira geral, as fêmeas devem receber alimentação para filhotes (ricas em cálcio e proteínas) apenas após o primeiro mês de gestação. Suplementos vitamínicos só devem ser dados sob orientação expressa do médico veterinário.
Uma alimentação correta e SEM EXAGEROS, vai ajudar a sua cadela a produzir filhotes saudáveis. Alimentação em excesso pode contribuir para o aumento exagero do peso da gestante e dificultar o parto dos filhotes.

Posso dar banho na fêmea durante a gestação?
As cadelas, a não ser em casos específicos, devem levar uma vida normal durante a gestação. Isso inclui passeios, brincadeiras, etc... claro que no final deste período ela mesma já vai preferir uma vida menos tumultuada e o melhor a fazer é respeitar seu ritmo. Banhos são bem vindos durante todo o período mas devem ser evitados na última semana de gestação.

Qual a duração da gestação?
A gestação dura entre 58 e 63 dias. Caso passe deste período, procure imediatamente o veterinário.

Leia também:
Por que os filhotes recém-nascidos choram tanto?






22 comentários:

  1. Boa Tarde!
    Seu blog é incrível e muito esclarecedor,parabéns!
    Em vista disso,quero lhe perguntar se você sabe me responder se é verdade que para uma ninhada de cães ter mais machos ou fêmeas devemos levar em consideração a fase da lua que devemos acasalá-los e os dias (dias ímpares resultarão em machos,ao passo que pares resultarão em fêmeas) e ou se a probabilidade de machos e fêmeas em uma ninhada é só questão de genética e tais colocações não passam de meras crenças populares ?
    Desde já agradeço
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Obrigado pelo "incrível"!

    Infelizmente não podemos lhe tirar esta dúvida. Já ouvimos falar que quando nasce em dias pares nascem mais fêmeas e nos dias ímpares mais machos. E realmente isto ocorre aqui. Só que acasalamos por pelo menos dois dias consecutivos. E também nem sempre os filhotes nascem no mesmo dia em que houve o acasalamento.

    Vou fazer esta experiência na próxima vez e depois eu te conto.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. De qualquer forma muito obrigado!
    Irei esperar o resultado da sua experiência ansiosamente.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. bom tarde. minha cadela esta prenha de 63dias os filhotes ainda ñ nasceram ja estou preocupada a temperatura rectal dela esta em 37,5, sera q os filhotes vão nascer, a raça dela é uma pitt bull. obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Se eu fosse você já teria ligado para um veterinário. Não perca tempo!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. minha cadela foi vacinada pra nao entrar no cio so q ja venceu 3 mes e possivel q ela volte entrar no cio e ate ter filhote? me responde por favor eu quero muito por ela pra cruzar com um cachorrinho

    ResponderExcluir
  7. Oi! Infelizmente não somos veterinários e por isso não podemos lhe auxiliar com esta dúvida.
    Leve sua cadela a um profissional.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Boa Noite!
    Minha SHI-TSU cruzou hoje pela primeira vez com um macho,também SHI-TSU, e eles ficaram "engatados" (desculpe a expressão!) por exatos 7 minutos e meio.Gostaria de saber se este tempo é muito pequeno para que haja a fecundação ? claro que irei repetir as cruzas durante esta semana para ter mais garantia de uma possível gestação...
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde. Minha Shih Tzu cruzou hoje. Gostaria de saber mais sobre a alimentação e também vermifugação. Li em outro lugar que 45 dias após a cruza devo dar o vermífugo. E dp? Repito qdo nascer os filhotinhos? Qdo suas Shih Tzu cruzam vc segue a vacinação normalmente? Pq vai fazer um ano que ela tomou a V10 e terá q repetir a dose durante a gestação.

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde...Tenho uma Shih Tzu e ela esta no cio e sangrando pouco, gostaria de saber se é normal ela lamber a genitália, e se é normal também ficarem muito irritada?
    A impressão que tenho é de que ela esta sentindo algum desconforto ou dor. Isso pode acontecer??
    Att Monica

    ResponderExcluir
  11. Minha cadela fugiu de casa e se acasalou com um maço, por cerca de 1 minuto no maximo. Ela pode estar gravida?

    ResponderExcluir
  12. Minha york esta com exatos 52 dias de gestacao. As fases da lua influenciam no dia do parto ou na contagem?

    ResponderExcluir
  13. Boa Noite
    Meu cachorro é de raça indefinida, meu marido queria que ele cruzasse porque era virgem, ele tem 2 anos. Então trouxe uma cachorrinha que ele achou na rua só que ela é bem pequena pensamos que ela tinha uns 3 meses só que ela entrou no cio e nós não percebemos e o que pior houve o acasalamento, agora o que podemos fazer será que ela vai engravidar, assim tão nova, estou muito preocupada se ela engravidar e vier a sofrer muito. Grata

    ResponderExcluir
  14. minha cadela cruzou com um cachorro que eu não quero como devo proceder?isso acontece em 26/12/2012

    ResponderExcluir
  15. Boa noite.... Minha cadela é uma Pincher bem pequena.... Ela começou a cruzar no dia 25/10 e cruzou até 29/10 todos os dias, inclusive mais que uma vez por dia..... A partir de que dia devo contar?????? Será que que passou da hora de nascer os filhotes??????

    ResponderExcluir
  16. olá, parabéns pelo blog!
    Tenho uma maltês que está no cio pela primeira vez. Ela não quer comer nada. Isso é normal??

    ResponderExcluir
  17. Olá , tenho uma pincher 01 , ela esta no cio pela 2° vez , vou colocála pra cruzar ... ela entrou .. ja posso coloca-lá pra cruzar ela vai enprenhar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai porque a minha empenhou no1 cio.. fique tranquilo.

      Excluir
  18. É Posivel o cio voltar em menos de 3 meses, pois tenho um femea de shih tzu teve o 1°cio a menos de 2 meses e hoje recebi uma ligação que ela estava acasalando, não tive culpa jamais imaginaria, poriso deixei junto com o macho. que faço?

    ResponderExcluir
  19. Bom dia. Seu blog é extremamente esclarecedor, é um achado. Parabéns! Tenho uma dúvida: minha cadela labrador tem três anos e só entrou no cio uma vez. Não consigo detectar se nela está ocorrendo o cio seco, pois o comportamento dela não se alterou. Ela entrou no cio aos sete meses mais ou menos e nunca mais percebi. Ela pode estar com algum problema? Um abraço!
    Joilson.

    ResponderExcluir
  20. Oi seu blog é muito interessante e tem varias informações, mais gostaria de saber se após o cio e como minha cadela nao acasalou.
    Ela fica quieta dorme muito, no cio comia muitoooo e agora nao quer comer nada dorme muito muito. . Isso é normal?

    ResponderExcluir
  21. A minha pincheer cruzou no 1 cio e esta gravida, com 55 dias, estou muito anciosa, com essas dicas fiquei mais tranquila, será que ela corre algum risco de vida?

    ResponderExcluir