::Posso ou não posso dar osso para meu cachorro?

Já é sabido que ossos cozidos de aves não são recomendados para os cães porque ao serem mastigados ficam pontiagudos, podendo ferir os órgãos internos do animal como o estômago, intestino, etc.
Mas o que muita gente não sabe é que osso de costela de boi e de mocotó são excelentes para o entretenimento do animal e limpeza de dentes já que são duros o suficiente para serem desgastados e não quebrados.

Eles devem ser fervidos apenas para matar as impurezas microbianas. O osso de mocotó pode ser dado junto com o mocotó, mas o de costela deve ser servido sem muita carne, pois a mesma é muito gordurosa e pode causar diarréia.

Após dar o osso para o cão, verifique quase que diariamente se o mesmo não está fétido. Se o cão rói todos os dias e toda carne do osso já foi ingerida é possível que não fique com mau odor. Caso contrário, lave em água corrente ou ferva o osso se estiver mal cheiroso. A carne estragada pode causar diarréia e vômito no seu amigo. Depois de um tempo ele ficará sequinho e não precisará mais ser lavado/fervido, servirá bem para sua função que é entreter seu cãozinho e limpar os dentes evitando tártaro.

Particularmente, não gosto de comprar aquele osso de couro vendido em pet shops. Após o cão morder, ele fica mole e molhado e toda poeira que aparece no ambiente cola nele com facilidade. Diferente dos naturais que após serem roídos tendem a ficar cada vez mais secos.

Biscoitos caninos também são uma excelente pedida. Hoje, tem até os de menta para deixar um hálito refrescante em nossos amigos. O problema é que a diversão dura muito pouco. Esses biscoitos são comidos com muita rapidez.

Dica: Dê osso de costela de boy e de mocotó somente em pedaços grandes que não podem ser engolidos. Assim você evita que seu amigo se engasgue.

Sempre dou osso de mocotó e até hoje nunca tive acidentes. Eles adoram!




3 comentários:

  1. Ola,

    Gostaria de uma dica caso haja, pois eu segui as dicas do site porem o osso fica com moscas, tem como resolver isso, existe algum preparo?

    ResponderExcluir
  2. Lave bem em água corrente todos os dias até quando estiver sequinho sem resíduos, daí não dará mais moscas e não precisará lavar mais. Se tiver com muita carne, que seu pet não comeu pode retirar com a faca. Quanto mais limpinho o osso, menos chance de dar moscas. Pois não terá cheiro forte.

    ResponderExcluir