Seborreia canina

Seu amigo peludo tem cheiro muito forte? Tem sofrido de otite? Pode ser seborreia.

Seborréia Canina
Por Maricy Alexandrino - Médica veterinária


Ceratinização é o processo fisiológico que ocorre na pele onde as células mortas da epiderme, são substituídas por novas células. Nos cães normais, este processo acontece cada 22 dias.

A seborreia é uma doença causada por um defeito neste processo de ceratinização, onde ocorre uma mudança na espessura dérmica e o processo que era “invisível” a olho nu passa a ser visível pela esfoliação do extrato córneo.  Existem várias causas para a seborreia que podem alterar fases diferentes do processo de troca: proliferação, diferenciação, descamação ou combinação dessas.
A seborreia canina pode ser primária, ou seja, sem causa de base e com fator congênito/hereditário envolvido, ou secundária, onde existe uma doença de base levando ao problema. As raças comumente afetadas pela seborreia primária, são: Basset Hound, Dachshund, Labrador, Cocker Spaniel, Shar Pei, Pastor Alemão entre outras. Já as causas secundárias inclui várias doenças sistêmicas como hipotireoidismo, síndrome cushing, leishmaniose, desequilíbrios nutricionais  e outras doenças de pele como atopia, malasseziose, sarnas e várias outras. Banhos excessivos com produtos fortes, também pode predispor.



Além da classificação de origem da seborreia, ainda podemos classificá-la como*:

1. Seborreia Seca: caracterizado principalmente pela observação de escamas e caspas no corpo do animal, consequência do ressecamento da pele e pelagem, que pode tornar-se áspera e quebradiça.

2. Seborreia Oleosa: o odor forte e a pele e pelagem oleosas são as principais alterações notadas.

3. Seborreia Mista: o animal apresenta tanto alterações da seborreia seca como da oleosa, em maior ou menor intensidade.

*Vale ressaltar que estes termos estão em desuso, e os termos atualmente utilizados são disqueratose e untuosidade.



Os sinais clínicos da seborreia variam de acordo com o tipo, como foi citado anteriormente, e de acordo com a doença de base, quando presente. Não é incomum que cães com seborreia apresentem também otite, principalmente no caso da seborreia oleosa. Por alterar a superfície da pele, o cão com seborreia está mais prediposto a infecções de pele e ouvido causadas pelos próprios miocrorganismos que vivem normalmente na pele dos cães saudáveis, como bactérias, levando as piodermites e a Malassezia, levando a malasseziose concomitantes.  Geralmente a seborreia por si só não causa coceira intensa, porém na presença de infecção secundária o cão poderá apresentar.

O diagnóstico da seborreia é basicamente clínico, pela presença dos sinais clínicos, fatores predisponentes (como raça e doença de base) e exclusão de outras possibilidades.  Na presença de infecções secundárias, se faz necessário a citologia.

O tratamento visa restabelecer este descontrole no processo de troca celular. No caso da seborreia secundária é imprescindível que a causa do problema seja diagnosticada e tratada de modo adequado, uma vez tratado, os sinais de seborreia se resolvem em 30 a 60 dias.

Para seborreia primária como a origem é genética, não há cura, mas é perfeitamente possível um controle da doença. Que é feito basicamente através do uso de xampus com possibilidade de usar diversos princípios ativos específicos, que podem servir tanto pra hidratar como para remover a oleosidade, de acordo com o caso. A frequência de banho pode variar de 1 a 2 vezes por semana inicialmente e com a evolução positiva, passar para cada 7 a 15 dias de intervalo de acordo com a resposta do paciente.

Mudança na dieta, suplementação com ácidos graxos ou vitamina A pode ser benéfico para alguns casos.

Monitoração da resposta ao tratamento, trocas de princípios ativos e controle das infecções secundárias fazem parte do acompanhamento a longo prazo do paciente seborreico.

Fonte: www.clinipet.com

Comentários na internet de pessoas cujos bichinhos sofreram com isso

  • mellzinha respondido 7 anos atrás
    ola.amiga 
    entao ja passei pelo mesmo problema q vc ja ultilizei diversos tipos de saboes pra cachorros ate mesmo pra gatos e nao adiantou muito nao!! mais meu veterinario recomendou um muito bom q cura ate em seres humanos chamado " SARNATIL" eu adorei foi muito bom! eu uso e recomendo diminuiu ate as pulgas e carrapatos! ele e barato custa aproximadamente uns 4 a 5 reais e são vendidos em todos os pet shops,casas de raçoes ou ate mesmo em farmacias!! 

    obs: nao use produtos desconhecidos pois podem agravar a situação,caso os sintomas persistirem procure um veterinario q ele dira oq fazer!! 
    boa sorte beijos ;*
    • 0
      0
    • Comentário
  • lolita respondido 7 anos atrás
    este shampoo é excelente mais vc tem que deixar uns 5 minutos no animal antes de retira-lo , talvez seja isto o que não esta resolvendo, vc esta deixando ?
    • 0
      0
    • Comentário
  • Aurélio respondido 7 anos atrás
    Olá, Isabela 
    Tenho uma coocker, e ela estava com bastante seborreia, comprei sabonete de enxofre, desses que vende em farmácia, com um cheiro suave e passamos a dar banho nela dia sim dia não até que melhorasse e melhorou rapidinho não deu tempo nem de acabar o sabonete. Agora tem uma coisa, mandamos ela pra tosa na lâmina 7, e secamos bem os pelos apos os banhos. Deu muito certo. 
    Faz o teste. 
    Abraços.
    • 0
      0
    • Comentário
  • Miriam respondido 7 anos atrás
    oi isabela,há no mercado um produto chamado (mac dog plus),este remédio é contra pulgas mas muito eficaz no tratamento d sarnas e coceiras,minha experiência foi assim:dei banho com sabão d glicerina agua morna,não quente,depois passei com a escova o mac dog plus,pois o sprei assusta eles,até para qualquer coceira eu aplicava o mac,é bom até para sarna... 
    faça a esperiência vc verá o bom resultado.beijos boa sorte,miriam
    • 0
      0

    • Comentário
  • fashion3tdb respondido 7 anos atrás
    olhe a solucao voce dar banhos nele diariamente com sabao de coco,amarelo,enxofre o meu baccet so fico bom assim nenhum remedio que o veterinario passo nao adiantou.boa sorte .fernanda barreiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário