O que é comum a raça Shih-Tzu


O que é comum a raça Shih-Tzu

A pelagem se não escovada regularmente começa a apresentar seus primeiros nós quando o filhote se encontra com entorno de 6 meses de vida, por isso, nesta ocasião faz-se a primeira tosa caso não deseje manter a pelagem longa. Para manter a pelagem longa, deve escová-la por no mínimo 3 vezes na semana.

Cães da raça Shih-Tzu possuem dificuldades de fechamento na região do umbigo causando uma pequena hérnia na região. Embora em muitos sites que falam sobre o assunto se encontre escrito que a hérnia se forma pela cadela desta raça ter os dentes em torques e por isso puxar demais o cordão humbilical na hora de cortar durante o parto, na verdade, constatou-se por experiência que esta informação não procede visto que acompanhamos o parto, cortamos os cordões e amarramos corretamente e mesmo assim uma pequena hérnia se forma na maioria das vezes. A criadora em questão cria cães desde a infância (experiência com pastor alemão, poodle, pinscher e shih-tzu) e todas as cadelas puxam o cordão humbilical dos filhotes e em outras raças criadas não existiu formação de hérnia. 

 A pequena hérnia não é doença nem causa nenhum maleficio a saúde do peludo. É algo comum a raça e o cão leva uma vida normal. A pequena hérnia costuma ficar imperceptível até os seis meses de vida ou sume completamente.

Eventualmente, o filhote pode ficar com uma hérnia muito grande, fora do comum (3cm de largura ou mais) e neste caso, deve ser realizada aos 6 meses de vida uma cirurgia reparadora. Veja nas imagens uma hérnia comum pequena (figura A) e uma grande que necessitará de cirurgia (figura B).
figura A

figura B
 Pesquisando na internet você encontrará diversos artigos que falam sobre a hérnia umbilical comum a raça Shih-Tzu. 

 Lacrimejação por contato do pelo nos olhos podem ocorrer. Por isso, deve-se manter o pelo da região ocular amarrado ou cortado. A região deve ficar limpa e seca para evitar infecções. 

 Rinite temporária é comum em filhotes por causa do focinho muito achatado. A partir dos 4 meses os espirros cessarão. Deve-se evitar o uso de desinfetantes de cheiro forte onde o filhote estiver. 

 Cães de orelhas caída são mais sensíveis a otites. Os sintomas: são conceira e mal cheiro no ouvido. Costumamos fazer prevenção com Natalene. 

 Dermatite úmida é comum em filhotes de cães peludos. Os filhotes brincam muito e se sujam mais. Dar banho e não secar corretamente o filhote também pode facilitar o aparecimento de dermatite úmida. Costumamos fazer prevenção com shampoo antifúngico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário