Shih Tzu Mini, Shih Tzu Micro, Shih Tzu Imperial

“Shih Tzu Mini”, “Shih Tzu Micro”, “Shih Tzu Imperial” não existe na nomenclatura correta que se destina a raça Shih-Tzu.

São termos geralmente usados por cachorreiros ou criadores meramente comerciais que não se preocupam com a  qualidade e melhoria da raça. Raça como a Schnauzer possuem três tamanhos. Como você pode conferir na imagem abaixo retirada do órgão de cinofilia oficial que trata de todos os assuntos pertinentes a cães de raça:
imagem obtida do site www.cbkc.org

Mas a raça Shih-Tzu possui apenas um tamanho. Veja abaixo:

imagem obtida do site www.cbkc.org

    Ou seja, não existe raça Shih-Tzu Miniatura ou similar. Somente raça Shih-Tzu cujo peso ideal (segundo a determinação do órgão de cinofilia oficial no Brasil CBKC) deve ser entre 4,5kg a 7,5kg. Este certamente não será o peso de um “Shih-Tzu Mini”. Os padrões para cada raça foram escritos e determinados por órgão oficial de cinofilia a fim de que características das raças não se percam ao longo dos anos. Por isso, é tão importante comprar seu filhote em canis que não só se preocupem com a venda, mas também com o aprimoramento da raça. 

Shih-Tzus muito pequenos tendem a ser mais frágeis. São mais propensos as diversos problemas de saúde como: deficiência mental, física, hipoglicemia, convulsões, moleira aberta e raquitismo. Fêmeas pequenas não são boas para reprodução, pois podem ter pouca passagem para o feto e este ficar atravessado. Lembre-se que um cão fora do padrão físico da raça tende a ser fora do padrão temperamental da raça (shih-tzu tímido, violento, etc). 
Comprando um “Shih-Tzu Mini“ você estará estimulando a degeneração da raça e estimulando estes criadores meramente comerciantes a fazer cruzamentos errados para obter cães cada vez menores. Como cruzamento entre parentes, por exemplo.

Faça uma compra certa e seja feliz com seu peludo!
http://canilpb.blogspot.com.br/2014/05/shih-tzu-mini-shih-tzu-micro-shih-tzu.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário