Infertilidade em cadela

Minha cadela cruzou, porém não nasceram filhotes. O que poderá ter acontecido?


Vamos levar em consideração que a sua cadela estava no momento ideal para a cobertura ou inseminação artificial. E deu tudo certo. Aceitou o macho, aceitou a monta, porém nada de filhotes. O que pode ter acontecido? São vários fatores, entre eles citamos:

 Utilização de macho infértil 
Pode ser que o macho utilizado não possua espermatozóides em número suficiente (oligospermia) para fertilizar os óocitos (óvulos) da fêmea. E também pode acontecer dele não possuir nenhum espermatozóide (azoospermia). Neste caso é recomendado a escolha de um reprodutor que esteja com o sêmen com qualidade mínima aceitável.

 A cadela não ovulou 
Existem casos, mesmo que raros, nos quais a cadela entra no cio normalmente, porém, não ovula. Para determinar este fator, deve-se procurar um veterinário para que sejam feitas dosagens hormonais e um tratamento específico para tal alteração. 

 Anticorpos contra os espermatozóides 
Mais raro ainda é esta situação. Onde a fêmea produz anticorpos contra os espermatozóides. Desta maneira a fertilização é praticamente nula não existindo tratamento viável em cães. 

 Atresia da tuba uterina 
Por algum motivo infeccioso ou congênito, a tuba uterina (canal que liga o útero ao ovário) pode estar fechada. Com isso o espermatozóide não consegue chegar até o oócito para a fertilização. Caso as duas tubas uterinas estejam ocluídas, não haverá condições de tratamento. Caso apenas uma esteja, poderá ocorrer fertilização dos oócitos provenientes do ovário do mesmo lado. Ainda não se faz este tipo de micro-cirurgia em medicina veterinária. Em todos casos acima, o oócito da cadela não foi fertilizado, mas, existem casos em que ele é fertilizado e o embrião ou o feto não consegue sobreviver.

 Reabsorção embrionária 
Por motivos que podem ser infecciosos, genéticos, infecciosos ou de alteração da parede uterina (endométrio), o embrião pode não se fixar e ser reabsorvido. É preciso um diagnóstico precoce da gestação para identificar este problema.

 Utilização de medicamentos
Outro fator é proveniente da utilização de certos medicamentos, em especial hormônios, que além de impedirem a fixação do embrião, acabam matando-o. Por isso, evite administrar medicamentos durante a gestação, a não ser que seja extremamente necessário. Sempre procure médico veterinário para saber quais e como podem ser administrados neste período. Lembre-se sempre de levar sua cadela ao médico veterinário para que seja realizado um exame de ultra-sonografia para verificar se ela esta gestante ou não.

 Hipoluteoidismo 
A cadela não consegue manter a gestação por uma falha na produção do hormônio progesterona. Para este tipo de diagnóstico o médico veterinário fará dosagens hormonais e tratamento conforme o caso específico.

 Infecções 
Normalmente as infecções em cadelas gestantes provocam o abortamento. A principal causa infecciosa em cadelas é a brucelose, causada pela bactéria Brucella canis. É uma doença transmitida sexualmente entre cães, e que pode acometer os humanos. Procure sempre pelo médico veterinário quando ocorreram abortamentos em sua cadela ou canil.

 Traumatismos
É uma situação mais difícil de acontecer. Caso a fêmea gestante sofra algum traumatismo (brigas, quedas bruscas, atropelamento, etc) poderá perder os filhotes. Caso aconteça algum destes fatores, procure o médico veterinário para saber se a fêmea e os filhotes não sofreram nenhum dano.

Por
Profa. Dra. Silvia E. Crusco (CRMV-SP 4313)www.silviacrusco.comMédica Veterinária - especialista em reprodução

Fonte: http://www.webanimal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário