Shih-Tzu cuidados

Todo pet precisa de cuidados para manter sua saúde
Neste artigo, vamos especificar os cuidados com a raça Shih-Tzu

1) Olhos

O Shih-Tzu é um cão muito peludo, por isso deve-se ter cuidado para que seus pelos não fiquem em contato direto com os olhos. Pois isto pode lhe causar problemas oculares. Deve-se amarrar ou cortar o pelo desta região.

A região em volta dos olhos deve ser mantida limpa e seca, caso contrário pode haver infecções. Se há lacrimejamento excessivo ou qualquer tipo de lesão deve-se dirigir ao médico veterinário.

2) Pêlo

Se quiser manter a pelagem longa exuberante do Shih-Tzu deve-se escová-lo diariamente e usar produtos para que a pelagem fique bem hidratada (condicionador após shampoo, por exemplo). Deve secar bem o pelo para evitar dermatites úmidas.

Se for tosar, a necessidade se inicia geralmente entre os 5-6 meses de vida. Quando o pelo não escovado começa a embolar. A partir, as tosas ocorrem a cada 3 meses em média.

3) Pele

Como descrito acima, após o banho, o Shih-Tzu deve ser muito bem secado para evitar dermatites.

4) Ouvido

Shih-Tzus possuem orelhas peludas e caídas essa característica facilita o aparecimento de otites, por isso fique de olho sempre. Após o banho semanal, durante a limpeza do ouvido com algodão e óleo mineral ou produto de limpeza de sua preferência, verifique se há muita secreção e mau odor, inclusive se a coloração da orelha é rosa escuro - fatos que sugerem otite. O animal com otite costuma coçar e balançar a orelha com frequência. O ouvido sadio não tem odor forte, nem excesso se secreção. A cor da orelha é rosa claro. Caso contrário, procure seu veterinário de confiança.

5) Alimentação

Não dê apenas ração. O correto é que se dê alimentação natural e deixe um osso natural (osso de mocotó, por exemplo) para que seu pet roa e limpe os dentes. Mas na correria atual não se tem tempo de fazer a comida do seu amigo e por isso usa-se a ração, que é cheia de sintéticos. Uma porção insignificante de vitamina sintética é absorvida pelo organismo. A maioria vai pras fezes. Uma das razões da cropofagia em cães. Falta de vitaminas no organismo. O cão sente que estão nas fezes e por isso as comem.

Se a base da alimentação de seu peludo for ração. Tente ao menos três vezes por semana dar alimentação natural. Procure, também, dar petiscos naturais como frutas não cítricas (banana, manga, maçã, melancia, mamão. NÃO DÊ UVA - É TÓXICA PARA CÃES), pedaço de carne cozida só na água, cenoura crua, ovo cozido (o ovo é considerado o segundo melhor alimento em valor nutritivo. Só perde para o leite materno).
No site cachorro verde, feito por uma veterinária nutricionista, você encontra dicas sobre alimentação natural www.cachorroverde.com.br. 

6) Prevenção de doenças

Procure manter a vacinação e vermifugação em dia. Quando filhote, após completar 45 dias é dada a primeira vacina, um mês depois a segunda dose é dada, um mês depois da segunda, a terceira e ultima dose. Ao completar 4 meses é dada a anti-rábica.

A anti-rábica costuma ser semestral.
Após a terceira dose da v10, ela é reforçada anualmente.
A vermifugação pode ser realizada a cada 5-6 meses. Tendo qualquer dúvida, consulte seu veterinário de confiança.

Se não pretender acasalar sua fêmea, é imprescindível castrá-la para que não desenvolva câncer no útero.

Como mencionado anteriormente, para saúde a longo prazo o ideal é alimentação natural, pois a ração é repleta de nutrientes sintéticos que são muito pouco absorvidos pelo organismo além de conservantes e corantes cancerígenos. Isto, se não a curto prazo, a longo prazo pode desencadear doenças como alergias na pele, e tantas outras pelo excesso de químicos e falta de nutrição adequada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário