::Cuidado com os cães na praia!

   Com as férias, muitas famílias estão planejando viajar para a praia e carregar consigo o seu melhor amigo. Mas, antes de embarcar nessa diversão, é preciso consultar se é permitido a presença do seu pet nas praias.

    Os passeios, para os veterinários, são ideais em horários antes das 09:00h da manhã.
Diferentemente dos homens, os cães se incomodam muito com o calor, e desidratam mais facilmente. Também tornam-se vítimas constantes de queimadura nas almofadinhas – parte de baixo da pata devido às calçadas muito quentes. Por isso, se o sol já estiver forte, evite o passeio.
    A areia e a água também podem tornar-se vilãs. Quando a areia entra em contato com os olhos faz com que o animal os coce, provocando irritações e até mesmo conjuntivite. Em contato com a pele pode causar alergias. Já a água em contato constante com os ouvidos costuma aumentar as chances de inflamações e otites.
    Para evitar que seu animal adoeça, os veterinários recomendam que deixe-o em casa, sem leva-lo a beira-mar. Mas quando isso torna-se impossível, não se esqueça de protege-lo. Hidratação é essencial.
O importante é examinar com cuidado as necessidades do animal.
Algumas raças (principalmente as de focinho achatado), como a Pug, apresentam grande debilidade com o calor.
    Outros animais, com raça original de países frios, como o Labrador, Husk e Golden Retriver, também sofrem mais. Para esses animais, é essencial a escolha de um local arejado, horários adequados para os passeios e muita água fresca.
    É importante que se realizem tosas frequentes, para aliviar a sensação térmica de calor. Além disso, pulgas e carrapatos costumam se proliferar mais rapidamente no verão, tornando indispensável a retirada constante destes parasitas e vermifugação, visto que estes transmitem vermes intestinais para nossos pets.

Fonte: Revista Ultracão - Ed. 05 - 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário