::Crescimento canino



Os cães desenvolvem-se a um ritmo diferente dos humanos, tornando-se adultos em poucos anos de vida. 
     Necessitam geralmente entre dois a três anos para amadurecerem, sendo o primeiro ano uma sucessão rápida e crítica de várias etapas do crescimento mental e físico do cachorro. A única forma de criar um cão equilibrado é respeitar as diversas fases de crescimento e agir, educando e brincando, de acordo com o desenvolvimento do animal.

Primeira Etapa – Sobreviver
Vermelhas e enrugadas, as frágeis crias dos cães não anunciam ainda o ser forte e versátil em que se irão tornar. Durante o período neonatal, desde o nascimento até as duas semanas, os cachorros dependem inteiramente da mãe para terem acesso a comida e aquecimento. Nesta fase, os cães não são capazes de regular a temperatura corporal, por isso o calor emanado pela mãe e irmãos torna-se vital para a sobrevivência das crias. Os sentidos que se encontram desenvolvidos são apenas o tacto e o olfato, que guia o cachorro até às tetas da mãe.

Segunda Etapa – Ver a luz
Esta fase é sempre emocionante e quem a presencia, geralmente nunca esquece. Neste período de transição, entre a segunda e terceira semanas, o cachorro abre os olhos pela primeira vez e começa a aperceber-se de que existe luz e som à volta dele. Os primeiros passos ocorrem nesta altura, embora não o levem longe devido à falta de força e descoordenação. O cachorro que não passava de pele enrugada e sensível começa agora a dar provas de que está vivo e de que quer explorar o mundo. Pode ir pegando nos cães, apenas para se irem habituando às pessoas, mas nunca durante mais de 10/20 segundos.

Terceira Etapa – O que aprendeu?
Durante a terceira e a quarta semana, o cão aprende a andar, ladrar e abanar a cauda. Este período é crítico, sendo que é nesta altura que o cachorro começa a aprender a “ser um cão”. Nesta fase, o animal reconhece a mãe e os irmãos e começa a interagir com eles, podendo inclusivamente começar a tentar “montar” os irmãos. Os animais ainda são muito sensíveis ao barulho intenso e mudanças bruscas.

O cão inicia o processo de socialização por volta das três semanas. A partir da quarta semana e até atingir um ano de idade, o contato que o cão desenvolver com outros cães e pessoas vai marcá-lo profundamente. As brincadeiras que o cão tem com os irmãos são cruciais: é através delas que aprende a inibir as dentadas, coordenação física e como interagir com outros. Os cães não devem ser retirados deste ambiente até completarem pelo menos dois meses, uma vez que os cães com saídas precoces tendem a ser mais ansiosos, barulhentos e mesmo agressivos.

A partir da quinta semana, os cães começam progressivamente a comer ração. No início é conjugada com o leite materno, até a mãe deixar de produzir leite. Se a mãe não tiver leite suficiente para todos, pode ser necessário alimentar os cães a biberão desde cedo.

Quarta Etapa – Educação e Proteção
É durante esta etapa que o dono vai buscar o cão ao criador e se responsabiliza pelo seu desenvolvimento, encarregando-se de dar ao cão educação e proteção para que possam os dois ser felizes na companhia um do outro.

Quando o cachorro atinge os dois meses, pode lentamente ser ensinado a fazer as necessidades no sítio apropriado, bem como as outras “regras da casa”. Contudo, não deverá ser demasiado exigente, uma vez que os cachorros ainda não controlam perfeitamente as funções corporais. Devido à falta de vacinas, o cão ainda não deve ser levado para passear (Só após o 4º mês de vida, depois de decorrido 15 dias após a terceira vacina v10 ou v8 e contra raiva). Além disso, os pequenos estão prestes a entrar na “fase do medo”, que poderá durar até aos três meses de idade. Nesta fase, os cachorros reagem com medo a situações novas, mas também se mostram receosos perante pessoas ou objetos já conhecidos. Um tratamento mais duro pode marcar negativamente o cão. Mais do que nunca, esta é a altura para investir no reforço positivo e nas experiências positivas com outros cães e pessoas.

Com o passar das semanas, pode começar a treiná-lo: senta, deita, fica, vem e também habituá-lo à trela, etc. É também entre os dois e os três meses que o cão começa a testar os limites dos donos, para saber “até onde pode ir”. O cão está na altura de aprender a comportar-se e se não lhe der a devida educação, ele próprio estabelece os seus limites, o que nunca é uma boa notícia para o dono. Não o deixe entrar em brincadeiras mais duras seja com adultos ou crianças. Apesar de controlar perfeitamente um cão deste tamanho, as brincadeiras que tem com ele agora permanecem ao longo da vida e caso tenha um cão de grande porte, será difícil eliminar esses hábitos. Mesmo que tenha um cão de porte pequeno, ele poderá tentar brincar dessa forma com crianças ou mesmo com visitas, o que à partida é um comportamento indesejado.

Quinta Etapa – Quem manda?
Apesar de pequeno, desengonçado e brincalhão, o cão que perfaz três meses, começa progressivamente a desafiar a autoridade do dono. O cachorro começa a espicaçar o dono e a convidá-lo a entrar em jogos de dominância, que não devem ser encorajados. O cão está menos inclinado a agradar o dono ou a seguir os seus comandos: esta fase destina-se sobretudo a estabelecer hierarquias. O dono deve ser o líder, não o cão, por isso treine-o, investindo no reforço positivo.

Os dentes começam também a nascer por volta dos três meses e o cão pode começar a mordiscá-lo. Um “Não!” seguro seguido de alguns minutos em que ignora o cão mantém o cachorro “na linha”. Brinquedos adequados para idade e tamanho são uma preciosa ajuda para as gengivas do cachorro.

Sexta Etapa – Rebeldia Adolescente
Ao crescerem, os cachorros começam cada vez mais a tornarem-se independentes e na fase da adolescência, dos seis aos 18 meses, vão tentar fugir e passear sozinhos, por isso nunca solte o cão fora de propriedades vedadas. O cão está a amadurecer sexualmente e as hormonas estão um pouco descontroladas, o que influencia essa atitude rebelde.

Apesar de o cão parecer adulto, o desenvolvimento mental ainda não está completo e durante este período, o cão passa por uma segunda fase de medo. O dono não deve forçar o cão a fazer algo que ele não deseja, mas também não o deve tentar acalmar quando este evidencia medo, já que essas atitudes apenas contribuem para o aumentar do receio. O papel do dono é manter-se calmo e deixar o cão resolver a situação sozinho. Caso o cão se comporte de forma correta deve recompensá-lo.

Sétima Etapa – Finalmente Adulto!
Os cães não se tornam adultos ao mesmo tempo, mas geralmente entre 18 meses e três anos acabam mesmo por sair da fase rebelde. As raças de maior porte têm um período de adolescência mais longo, demorando mais tempo chegar à idade adulta. Os cães adultos põem novamente a liderança do dono “à prova”, mas se o dono tiver cumprido o treino através do reforço positivo – dando recompensas quando mostram um bom comportamento – facilmente conseguirá ultrapassar este período. Continue a brincar com o animal e desfrute do tempo que passam juntos. O treino nunca deve ser negligenciado, mesmo em idade adulta. Caso tenha acompanhado as várias etapas do cachorro e agido em conformidade com a idade, o seu animal deverá tornar-se num cão equilibrado, fiel ao dono e sobre tudo companheiro.

Tamanho
Cães de pequeno porte podem crescer por até 8 meses e de médio a grande porte, incluindo gigante, até 12 meses; com modificações físicas ou não - dependendo da raça - em até 18 meses (como no caso do bulldog inglês que cresce até 12 meses, mas a cabeça pode mudar ficando mais larga em até 18 meses).

Fonte: http://arcadenoe.sapo.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário