::A Toxoplasmose e os cães


Muitas pessoas quando pensam em engravidar ou engravidam se desfazem de seus cães com medo de uma doença muito lesiva ao feto – a Toxoplasmose.

Segundo os médicos-veterinários, muito dificilmente um cão poderá transmitir a toxoplasmose para um ser humano. Somente em dois casos:
 
1º se a pessoa comer carne mal-passada de um cão infectado;
2º se o cão tiver contato com fezes de um gato contaminadas com os chamados *oocistos do microorganismo causador da doença e a pessoa acessar e ingerir esses oocistos tocando esse cão, na superfície com os agentes contaminantes.


Entenda


Espécies dos gêneros Felis e Lynx (mas particularmente os gatos) são os únicos hospedeiros nos quais o T. gondii pode completar todo o seu ciclo vital – constituído em dois, onde ao final gera os oocistos. Os felinos  infectados os expelem pelas fezes contaminando o solo. 
Os gatos podem se infectar comendo outros animais contaminados como aves e ratos.

Os demais animais que podem contrair o T. gondij como cães e aves são só hospedeiros intermediários porque em seus organismos este protozoário consegue apenas completar sua primeira fase, a assexuada e por isso esses animais não expelem os oocistos que causam a infecção no homem.

Os oocistos são capazes de sobreviver à digestão gástrica, ao ácido sulfúrico na concentração de 1%, ao dicromato de potássio a 2,5% e ao hipoclorito na concentração de 2,5%, e ainda se mantém viáveis por muitos meses em ambiente úmido e arejado.

O maior contágio ao homem tem sido através do descuido na higiene de maneira geral, incluindo: consumo de água (não filtrada ou fervida), frutas e legumes mal lavados, alimentos mal cozidos, principalmente carne bovina e aves.

LAVE BEM AS MÃOS SEMPRE ANTES DE INGERIR ALIMENTOS (gestantes devem redobrar este cuidado)!

Portanto, ter um animal por perto não causará mal algum tomando-se as devidas precauções de higiene. Pois até quem não tem animal por perto possui risco de contágio.
 
Para não restar quaisquer dúvidas consulte um veterinário pessoalmente.
 
*Resultado final de todo o ciclo do T. gondij

Nenhum comentário:

Postar um comentário