::Olhar de culpado do cão? Será?

Os tutores que pensam que seu cão tem um olhar de "culpado" quando fazem algo “errado” estão enganados, segundo um novo estudo.

Por Kate Devlin

As expressões de coitado, ou culpado que alguns acreditam podem detectar no rosto dos cães, principalmente depois de dar uma bronca nele é uma invenção da imaginação, segundo os cientistas.

Em um experimento, disseram aos tutores do animal de estimação, que os seus cães, eram culpados do comportamento inadequado por roubar guloseimas que tinham sido proibidas de serem consumidas.

Mesmo que os cães fossem inocentes as pessoas ainda sim identificavam o famoso “olhar de culpa” nos animais.

Os pesquisadores insistem em que não há base científica alguma na opinião dos tutores que dizem poder identificar através do olhar de seus cães que os mesmos foram os culpados.

“Essa interpretação é apenas uma projeção dos valores humanos para os animais”, eles disseram.

Alexandra Horowitz, uma professora adjunta no Barnard College, em Nova York, que realizou a pesquisa, disse: "A descoberta de um alimento roubado, ou de qualquer outro ato que não é permitido, muitas vezes é seguido imediatamente por repreensões, seja gritando ou física. E não é surpreendente que os cães associem qualquer tom acusatório com esse evento, sendo ou não culpado. E desencadeia nesses animais um comportamento submisso preventivo. Que a grande maiorias das pessoas interpretam como um olhar de culpado.”


Por Dr. Paulo F. de O. Deslandes
Médico veterinário especializado em comportamento canino

No meu dia a dia é comum escutar dos meus clientes as mais diversas interpretações do que acreditam que seus cães estão pensando e fazendo. Sempre escuto com muita atenção, mas na grande maioria das vezes são interpretações extremamentes humanizadas. As pessoas enxergam em seus cães um membro da família, o que não deixa de ser, mas não é legal interpretarmos as atitudes caninas dentro da nossa psicologia humana. Os cães são animais diferentes de nós e tem suas particularidades, mesmo com o convívio tão próximo que temos a tanto tempo.

Alimentamos falsas expectativas em relação ao comportamento canino quando achamos que os cães são “pessoinhas peludinhas”, e ficamos frustrados quando surge algum comportamento incompatível com a rotina da família. E não duvidem que uma das maiores causas de abandono de animais na ruas é devido a esse desconhecimento que as pessoas possuem sobre o que é o comportamento normal de um cachorro. O desconhecimento do comportamento normal canino leva muita das vezes as pessoas a criarem verdadeiros “monstrinhos” de quatro patas. E qual é a solução quando o comportamento fica insuportável? Abandonar o cão na rua ou doar para algum conhecido corajoso que goste muito de animais. Sendo que a melhor solução seria a pessoa buscar conhecimento prévio do animal que está adquirindo através de literaturas confiáveis, ou contratar um profissional qualificado, e principalmente atualizado, que a oriente sobre educação canina.

Os reforços positivos indevidos em horas impróprias, na minha opinião, são umas das maiores causas de problemas de comportamento no cão. Para evitarmos isso vamos buscar conhecimento sobre nossos amigos peludos. Não se deixem atingir pela força da comodidade. Se gostarem realmente de cães informe-se, busquem ajuda profissional. Tenho certeza que nossos amigos cães ficarão agradecidos se nos esforçamos para entendê-los realmente como eles são, e não interpretarmos eles do jeito que achamos que é.

Interpretações humanizadas do comportamento canino podem levar nossos amigos peludos a terem uma vida infeliz.
Fonte: artigoscao.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário