::Catarata canina

     A catarata nos cães, assim como a catarata humana consiste em uma opacidade do cristalino, o que impede que a luz penetre até a retina. A catarata pode aparecer em todos os cães mas, apenas em alguns casos ela é hereditária. A catarata hereditária também pode ser mais comum em algumas raças específicas e é preciso tomar cuidado na hora de escolher o filhote para se prevenir contra este mal.

As possíveis causas da catarata não hereditária são inflamações intra oculares, doenças na retina, traumatismos, diabetes ou até mesmo a idade avançada do cão. Esta forma de catarata pode contecer com qualquer cachorro, de qualquer raça, mesmo que não haja casos anteriores na família.

Foto catarata 1 A catarata hereditária atinge principalmente os cães das raças afghan hound, beagle, cavalier king Charles spaniel, husky siberiano, golden retriever, poodle toy e miniatura, schnauzer miniatura, setter irlandês e cocker spaniel inglês e cocker spaniel americano. Em algumas raças a catarata pode aparecer juntamente com a atrofia progressiva da retina, como por exemplo os cockers. Os sintomas aos quais o dono deve estar alerta são a brancura do cristalino e os sinais de diminuição da visão do animal (desorientação, esbarrar em paredes, etc…).

O único tratamento para a catarata é o cirúrgico, no qual o cristalino é retirado. Oftalmologistas humanos e de animais afirmam que a cirurgia de catarata em cães apresenta maior dificuldade que a cirurgia em humanos devido a anatomia do olho do cão. O tratamento mais recomendado é um procedimento chamado de facoemulsificação no qual o cristalino do cão é pulverizado e depois aspirado, deixando o olho sem cristalino. O cão sem cristalino (afácico) enxergará bem a distância e mal de perto mas o procedimento impede que o cão perca completamente a visão.

Esta cirurgia é realizada com bastante sucesso em cães que obtém resultado negativo para a atrofia progressiva da retina.

Fonte: www.seucachorro.com



Um comentário:

  1. Tenho um Cocker Spaniel Inglês, caramelo - com 1 ano e 3 meses. Estou apavorada com a possível cegueira de meu mascote!!! Penso que os médicos deveriam aperfeiçoar-se mais ou seja, pesquisar mais. Dou muitas frutas e legumes e em particular, cenoura,mamão, banana, beterraba, maçã, sopa de legumes com peito de frango ou peixe. Nada de carne vermelha. Será que não são as rações??? já ouvi e li a respeito que colocam gordura, bico e pés de galinha e outras vísceras mais. É bem capaz que uma indústria ou empresário vai se preocupar com os cães e gatos alheios!!!! principalmente em nosso País!! Se para nós humanos fazem mil misturas imaginem os mascotes!!

    ResponderExcluir