::Cachorros para todas as necessidades e gostos

Cuidados ao comprar

Em primeiro lugar, considere aspectos como espaço físico e tempo disponível para cuidar do cachorro. Lembre-se de que o animal é um ser social e precisa interagir com seu dono.

Compre o animal em um canil de confiança. De preferência, consulte antes um veterinário para ajudá-lo na escolha da raça mais adequada.

Certifique-se das condições de saúde do cão ao adquiri-lo. Confira se já está vacinado e leve-o para avaliação em um veterinário imediatamente após comprá-lo.


Raças

Para crianças

O cão deve ter temperamento dócil e porte pequeno ou médio, para não derrubar ou machucar as crianças. Prefira animais jovens, pois os mais velhos são menos tolerantes a brincadeiras. Animais de pelagem longa também podem se irritar com os puxões da meninada.

Beagle
Boxer
Buldogue Inglês
Buldogue Francês
Cocker Spaniel Inglês
Collie de pêlo curto
Labrador
Poodle
Terrier Brasileiro (Fox Paulistinha)


Para espaços pequenos

Os cachorros ideais devem ter porte pequeno e, de preferência, pêlo curto, para facilitar a higiene. Se a pessoa mora em condomínio, o ideal é evitar animais que latem muito, como é comum em raças menores. Em casos extremos, um adestrador pode resolver o problema.

Buldogue
Buldogue Francês
Dachshund
Poodle toy
Schnauzer miniatura
Maria do Carmo/Folha Imagem
Pêlo curto do buldogue facilita a higiene em espaços pequenos como apartamentos, indica veterinária da Universidade Metodista


Para pessoas carentes

São cães muito dependentes de carinho e afeto. Têm uma ligação forte com seus donos, a ponto de rodeá-los e, em alguns casos, até pedirem colo. São ideais para quem busca afagos e atenção do seu pet.

Lhasa Apso
Maltês
Poodle
Shih Tzu
Yorkshire Terrier


Independentes

São cachorros que não gostam de ficar junto aos seus donos o tempo todo. Têm um temperamento mais autônomo e valorizam o seu espaço. Mas, cuidado: algumas raças, como a Akita e a Chow Chow, também tendem a ser agressivas.

Akita
Basset Hound
Chow Chow
Husky Siberiano

Cães da raça basset hound são mais independentes e de personalidade autônoma; eles costumam valorizar o próprio espaço.


Tranqüilos

É o caso de animais menos ativos fisicamente, ideais para quem não gosta de muita festa e agitação. Geralmente, são de raças de portes maiores, pois os cães pequeninos são naturalmente mais "acelerados".

Basset Hound
Collie
Dálmata


Ativos

Esses animais são agitados e precisam de exercícios físicos diários para se manterem em forma e não ganharem sobrepeso. São companhias ideais para quem gosta de correr e caminhar com regularidade.

Border Collie
Cocker Spaniel
Dogue Alemão
Golden Retriever
Labrador
Mastiff
Pastor Alemão
Springer Spaniel Inglês
Weimaraner


Para garantir a segurança

Os cachorros mais adequados têm como característica a defesa territorial e um porte físico maior, garantindo-lhes força e poder de intimidação. Algumas raças, como a American Pit Bull, podem ter temperamento instável e não são indicadas para crianças.

American Pit Bull Terrier
Bull Terrier
Dobermann
Pastor Alemão
Rottweiler
São Bernardo







Fonte: veterinária Tânia Parra Fernandes, da Universidade Metodista. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário