::Benefícios de escovar seu cachorro

Você já teve um daqueles dias em que está todo tenso, estressado, nervoso, mal-humorado e pensou que seria ótimo receber uma massagem bem demorada, bem relaxante? Provavelmente você já teve um dia destes e se pudesse ter a massagem sentiria-se, com certeza, muito melhor.

Nossos peludos também sofrem de estresse, dores, medos e mau-humor, que muitas vezes resultam em comportamentos inadequados e, inclusive, em demonstrações de agressividade.

O que muita gente não leva em consideração é que uma boa massagem, regularmente, pode fazer muito bem ao peludo e à nossa relação com ele.

Enquanto existem técnicas de massagem bastante complexas, como por exemplo a T-Touch e outras que precisam ser feitas por profissionais, você tem ao seu alcance uma forma de massagear o peludo muito simples e muito eficaz que é a escovação.

Isso mesmo! Escovar o seu cachorro regularmente é uma excelente maneira de massagear o nosso amigo e, além de deixar a pele e os pêlos muito mais saudáveis, também pode operar pequenos milagres no comportamento dele.

Através da escovação do peludo você pode diminuir consideravelmente o estresse causado por doenças, dores, e até mesmo o estresse de ficar muitas horas por dia sozinho. Você pode ajudar no processo de mudança de comportamento de cães que são agressivos por causa de dominância, de cachorros que sofrem com medo de barulhos, de cães que têm medo de tomar banho em pet shops, e também ajuda a acalmar os peludos que são hiperativos e muito agitados.

Nesta mensagem nós vamos esclarecer alguns “mistérios” da boa escovação. E tão importante quanto a freqüência com que escovamos nossos cães, é introduzirmos este hábito gradualmente, fazendo o processo todo ser um prazer para você e para o peludo, e ter a escova correta.

Selecionamos três tipos de escova que atendem as características da grande maioria dos bichos. Você poderá usar também Fluído Desembaraçador de Pêlos ou uma mistura de água mineral/filtrada com um pouco de creme de massagem/creme de pentear sem enxágue para borrifar sobre o pêlo antes da escovação (não encharque muito o pêlo), que facilita a escovação.

Rasqueadeira: é mais indicado para raças como o poodle, golden retriever e bichon frise. Ela retira os nós dos pêlos durante a escovação, deixando o animal esteticamente mais bonito. Deve ser usado em pelagens longas e médias, nesta última passando-se a escova no sentido anti-horário.


Escova macia: é recomendado para animais com pêlos curtos ou para aqueles que tenham problemas de dermatites ou lesões nas peles. Beagle, whippet e dachshund são algumas das raças mais indicadas a usá-lo. Como benefícios, ele traz pêlos mais brilhantes e tira a pelagem morta.

Escova de pinos: indicados para raças caninas como yorkshire, lhasa apso, shih-tzu e maltês. Já nos gatos, a indicação é para as raças persa e himalaia. O melhor tipo de pelo para esse tipo de escova é o longo e liso.


Porque escovar é importante:

O ato de lamber, "catar pulguinhas" e manter o companheiro limpo de parasitas externos é muito importante na matilha canina e é um ato natural de demonstração de cuidado e união entre eles.

Se na natureza é o cão mais submisso que “paparica” os mais fortes e dominantes, a gente pode usar a escovação com inteligência para passar uma mensagem de que, embora sejamos nós que estamos “paparicando” nossos peludos, temos o controle da situação e somos os líderes da nossa matilha.

No caso dos cães agressivos e muito dominantes a escovação nos ajuda a ter uma postura de maior liderança, sem que haja violência nem uso de força física e psicológica sobre o cão. Veja como isso é possível na dica Como Escovar mais abaixo.

Os cães que demonstram comportamento muito ansioso, que se lambem muito, choramingam, latem muito quando ficam sozinhos, ou destroem a casa também vão encontrar enorme alívio no estresse pela separação através da rotina de ser escovado.

Cães que morrem de medo de barulhos de trovão, fogos, vento e outros sons assustadores vão ganhar muito tempo no processo de dessensibilização se além de usarmos os CD’s da série Sem Medo, usarmos a escova para massageá-los gentilmente enquanto tocamos o CD.

Cães hiperativos aprendem a relaxar, a ficarem contidos e quietos por alguns minutos enquanto ganham carinhos especiais. Aprendem que são valorizados quando ficam calmos e não quando estão pulando, mordendo, ou tentando nos colocar a nocaute.

Cães que precisam passar por banho e tosa em pet shops também se beneficiam, pois aprendem a se comportar com os donos e acabam relaxando na mão do banhador e tosador, facilitando a vida dos profissionais e conseqüentemente a deles também. Isso sem contar que não vão chegar na loja cheios de bolos e nós no pêlo que sempre dão trabalho extra e alguns puxões desagradáveis no pêlo.

Filhotes aprendem a relaxar e apreciar o contato com humanos.

Cachorros velhinhos se beneficiam com a melhora na circulação periférica e muitos demonstram uma melhora nos sintomas das dores que aparecem com as doenças típicas da velhice.

Um cachorro que é escovado com gentileza, e é massageado todos os dias, se sente muito mais apreciado, valorizado e amado por seu dono. Só isso não nos deixa mais dúvidas sobre os benefícios e motivos para se escovar nossos amigões.


Quando Escovar:

A rigor cães de pêlo longo precisam ser escovados todos os dias, e os de pêlo curto uma vez por semana para ajudar a eliminar os pêlos mortos e diminuir aquela pelaria que fica voando pela casa.
Ao contrário do que muita gente pensa, o pêlo curto pode ser muito mais difícil de limpar do que o pêlo longo. Isso porque normalmente cães de pêlo curto soltam muito mais pêlo do que os cães de pêlo longo. Além disso, o pêlo curto costuma ficar “espetadinho” na trama do tecido e é muito mais difícil de ser removido.

Mas voltando à freqüência de escovação, a nossa proposta aqui é não só cuidar do pêlo do bichão, mas, principalmente, criar uma rotina de contato físico que é muito importante para o animal e também para a gente. Neste caso o ideal é escovar nossos cães todos os dias, nem que seja só por uns 10 ou 15 minutos, aproveitando para dar atenção, carinho, e fazer muita massagem para nossos bichos relaxarem um pouco.


Onde Escovar:

Esta parece uma questão bastante óbvia: escove onde você se sentir mais confortável. E esta afirmação está certa, até certo ponto.

Se você estiver em uma posição confortável e se sentindo relaxado vai se sentir mais calmo e tranqüilo para fazer a escovação no seu peludo e ele poderá sentir isso. No entanto, ainda assim acho legal dar alguns alertas, como por exemplo:

Se você tem um cachorro de pequeno ou médio porte, pode ser que você se sinta mais à vontade para escová-lo se o peludo estiver em cima de algum móvel que o deixe em uma altura confortável. Muitos costumam colocar seus peludos em cima de uma mesa, ou mesmo em cima de uma máquina de lavar roupas. Nestes casos é preciso lembrar que um minuto de descuido pode ser o início de um grande acidente. Para evitar que seu cachorro caia de cima do móvel não se esqueça de colocar um tapetinho de borracha antiderrapante debaixo dele e certifique-se de ter tudo o que precisa à mão. Além da escova e todos os apetrechos de higiene que você possa vir a precisar, leve o telefone sem fio, o celular, uma garrafa d’água (se você é do tipo saudável que bebe bastante água), e tudo o mais que você imagine que possa precisar. Se você esqueceu alguma coisa, ou se a campainha tocou e você não estava esperando, não corra riscos desnecessários: coloque o peludo no chão e vá fazer o que é preciso ser feito, mas NUNCA deixe o peludo em cima de um móvel sem supervisão, nem mesmo por um segundinho, pois acidentes só acontecem depois de um segundinho.

    Se o seu cachorro for de porte médio/grande, um banquinho, uma cadeira, ou mesmo uma almofada no chão irão aliviar bastante a sua coluna.

    Um lugar calmo e fresquinho da casa é sempre mais legal e se tiver uma tomada para você ligar um sonzinho relaxante tudo fica melhor ainda.

 
Como Escovar:

Enquanto os cachorros que são “bonzinhos” não apresentam problemas na hora de serem escovados, os filhotinhos e os cachorros com um temperamento, digamos, mais “arisco”, precisam de alguns cuidados extras na hora de escovar.

                :: Comece deixando o cachorro cheirar e investigar a escova, mas não deixe que ele a morda (filhotes gostam de morder tudo o que vêem pela frente).
               
                :: Passe as costas da escova (onde não tem cerda) na lateral do corpo do seu peludo algumas vezes e fale palavras carinhosas para ele. Deixe que ele sinta apenas a pressão da escova e perceba que ela é lisinha e não vai lhe fazer mal. Você pode começar usando a Luva Massageadora e Removedora de Pêlos ao invés de começar com a escova se o seu cachorro estiver reagindo muito.
               
                :: Se o seu filhote, ou cão adulto for muito inquieto você pode optar por mantê-lo preso na coleira e na guia, amarrando a guia no pé de uma mesa, ou em algum outro lugar firme. Nunca use enforcador enquanto estiver escovando o seu cachorro. Lembre-se que o enforcador só deve ser usado para treinamento ou para sair à rua.
               
                :: Se o seu cachorro é adulto e tenta morder, você pode usar uma Focinheira de Cesta para evitar que ele lhe machuque mas possa respirar com conforto e fazer a troca de calor tão importante para a saúde dele. Com o tempo seu cão aprenderá a apreciar uma boa escovada e não vai mais precisar de focinheiras.
               
                :: Quando você já tiver passado a fase de usar só as costas da escova para massagear o seu cão (de 1 a 3 semanas) passe a escová-lo com delicadeza, poucas partes do corpo de cada vez. Não se preocupe em escovar o pêlo todo, nem em desembolar seu peludo. Isso tudo pode acontecer mais tarde, quando seu cachorro já se sentir totalmente à vontade de ser escovado. Experimente escovar apenas uma lateral do corpo, ou só o topo das costas do seu peludo.
               
                :: Não comece a escovar pelas patas que são, normalmente, as partes que o cachorro tem mais sensibilidade.
               
                :: Se o seu bicho é do tipo dominante, dedique mais tempo escovando o dorso (a parte de cima das costas) e só no final dê uma escovadinha no peito e nas laterais do corpo dele.
                  Para os cães, se esfregar ou colocar “peso” (montando ou colocando a pata ou o pescoço) na parte superior do corpo do outro cão é sinal de força e dominância. Já se esfregar no peito ou na lateral do corpo do outro cão é sinal de submissão.
               
                :: É preciso ter muita paciência, calma e firmeza com os filhotes manhosos, e cães dominantes e hiperativos. Não desista.
               
                :: Termine a sessão de escovação sempre com bastante carinho e até com um pedacinho de gostosuras caninas ou com brinquedos, se o seu cachorro preferir.
               
                :: Tem vários cães em casa? Comece a escovação sempre pelo cachorro mais dominante e termine sempre com o mais submisso.

Para a massagem ser realmente boa não precisa durar mais do que 15 minutos, mas com certeza o seu cachorro vai gostar deste carinho especial e vai querer mais e mais escovadelas.

Comece escovando no sentido que cresce o pêlo. Depois escove alguns minutos no sentido contrário do pêlo, e mais alguns minutos no sentido dos pêlos novamente. Termine com uma boa massagem usando os seus dedos, e aproveitando para fazer um bom cafuné no coquinho (cabeça) e uma cocadinha no pescoço.

Atrás das orelhas, atrás das patas e a cauda costumam embolar mais e por isso merecem atenção redobrada.

Se o pêlo do seu bicho estiver um pouco embolado use o Fluído Desembaraçador de Pêlos, aplicando-o diretamente na parte que está embolada e com nós. Massageie os pêlos com os dedos até espalhar bem o fluído e você começar a perceber que os nós estão ficando mais soltos. Com a raqueadeira de metal ou com um pente, escove os pêlos embolados sempre da pontinha para a raiz, pois isso ajuda a ir desfazendo os nós aos poucos, com cuidado para não dar puxões e causar dor e desonforto. Se for preciso aplique mais um pouco do fluído até o nó ficar inteiramente desfeito. Você vai ficar surpreso como o Fluído Desembaraçador de Pêlos é capaz de soltar até os nós mais difíceis, deixando o pêlo macio, condicionado e com um cheirinho muito agradável e suave, diferente dos perfumes normalmente associados a produtos de banho e tosa.

Se o seu bicho estiver com o corpo todo muito embolado leve-o o quanto antes a um profissional. Não tente cortar os bolos em casa, pois existe o risco da pele do cão estar presa no meio do bolo de pêlos e é grande o risco de machucar seu bicho.

Durante a escovação você pode aproveitar para ver se o peludo está com pulgas, carrapatos, casquinhas e feridinhas na pele, se tem carocinhos, cortes e arranhões, ou mesmo se tem algum lugar onde a pele está avermelhada ou ‘esquisita”. Nestes casos não deixe de levar o bichão no veterinário para cuidar dele o quanto antes. Se o seu cachorro possui problemas de pele, converse antes com o veterinário se certificar de com que freqüência ele pode ser escovado, o tipo de escova que deve ser usada, e tenha cuidado para não compartilhar esta escova com outros cães da casa.

A saúde da pele e do pêlo do seu amigão é muito mais importante do que simplesmente ter uma aparência bonita e lustrosa. A pele e o pêlo do seu cão é uma importante barreira contra agentes agressores externos, uma proteção importante. Uma dieta equilibrada e de qualidade, banhos com produtos próprios para as necessidades do bichão, a escova correta, e carinho, muito carinho, fazem o cachorro ficar mais feliz, bonito e saudável.

A terapia da escovação é tão importante para os cães de pêlo longo como para os cães de pêlo curto. É muito importante para os cães e, se nós humanos formos espertos, a terapia de escovação será muito importante para a nossa saúde também. Afinal este será um momento de relaxamento para nós, onde podemos concentrar nossa mente na troca de energia mútua, com um bichinho que tem tanto carinho para nos dar. Não é a toa que nos países onde os cães são usados como terapeutas em asilos, orfanatos e hospitais, uma das atividades que mais traz benefício para os humanos deprimidos ou doentes é justamente escovar um bichinho de estimação.

Fonte: www.bitcao.com.br




Um comentário:

  1. GOSTEI MUITO DAS ORIENTAÇÕES SOBRE COMO ESCOVAR SEU CÃO. TENHO UM YORK DE 9 MESES E SEMPRE É ESTRESSSANTE O MOMENTO DA ESCOVAÇÃO: PRIMEIRO PORQUE TENHO MEDO DE MACHUCÁ-LO COM A RASQUEADEIRA; SEGUNDO. ELE TENTA MORDER A ESCOVA O TEMPO TODO. ESTAMOS MELHORANDO, MAS COM ESTAS DICAS TENHO CERTEZA QUE SERÁ BEM MELHOR.
    SUCESSO PRÁ VOCÊS!

    ResponderExcluir