::Como exercito meu cachorro em casa?

Muitos não possuem tempo para passear regularmente com seus amigos como recomendam os veterinários. Na natureza, os cães tinham toda liberdade de ir e vir e gastavam toda energia caçando, correndo atrás do alimento de cada dia. Eles tinham um objetivo todos os dias- a luta pela sobrevivência. Hoje, vivendo com os humanos, não precisam caçar, não precisam lutar pela vida, não possuem objetivo diário (nada pra fazer). Essa vida sem atividade na maioria das vezes faz com que o cão seja estressado, neurótico, obeso, etc.

Para ajudar o seu amigo a ter certo equilíbrio mental e físico você precisa fazer com que ele gaste toda energia acumulada.

O correto seria passear com ele duas vezes ao dia. O tempo de passeio varia de acordo com a disposição de seu cachorro. Existem cães de determinadas raças que não podem fazer caminhadas muito longas, pois prejudicam sua saúde - exemplo: bulldog inglês. Outros necessitam de longas caminhadas por serem muito enérgicos - exemplo: pinscher miniatura.
Quando não há tempo para passear diariamente com seu amigo, você pode substituir por exercícios dentro de casa mesmo, no horário que sobra a você para o relaxamento.

1)Exercite seu amigo na esteira. Marque o tempo que ele deverá caminhar.

2)Exercite seu amigo simulando caça:
2.1)Amarre um petisco (carne fresca de frango ou boi, biscoito canino em barra, etc) em uma linha de nylon e corra pela casa arrastando-o no chão até que perceba o cansaço do seu amigo. Após cansaço, facilite para ele pegar o petisco.
2.2)Prenda seu amigo no banheiro, pique petiscos e espalhe pela casa toda para que ele fareje e coma. Coloque atrás das portas, embaixo de brinquedos dele, etc. para dificultar um pouco e tornar a brincadeira mais interessante para ele.

3)Exercite seu amigo com brincadeiras:
3.1)Brinque de pega-pega. Dê um empurrão nele, para chamar sua atenção e corra pela casa. Ele correrá atrás de você. Essa brincadeira é simples, mas permite que seu amigo gaste toda energia.
3.2)Ensine seu amigo a trazer brinquedos lançados por você. Daí você joga e ele trás. Faça quantas vezes forem necessárias para ele se cansar.

Essas brincadeiras não só divertem seu amigo como a você também!

Dica: Evite brincar de cabo de guerra, pois prejudica a dentição de seu amigo como também a questão de liderança - se você deixar seu amigo ganhar no cabo de guerra (ele entenderá que tem mais força do que você e que desta forma deve ser o líder da matilha. Daí não será obediente como deveria. O líder tem que ser você).




Nenhum comentário:

Postar um comentário