::A linguagem canina

O relacionamento com seu cãozinho será harmonioso, se a comunicação entre vocês for muito clara desde os primeiros contatos. Compreender e corresponder aos seus sentimentos através da vocalização, gestos, expressões faciais, posturas corporais e ações corretas, são fundamentais para que ele aprenda todos os seus direitos e deveres desde pequeno. Dessa maneira todas as tarefas rotineiras, os cuidados durante o processo educativo, as brincadeiras, as aulas de adestramento e as punições aplicadas corretamente (quando necessárias), serão interpretadas, entendidas e memorizadas em um curto espaço de tempo. Parece muito simples ... mas não é! É necessário muita convivência, observação, paciência, persistência, e principalmente sensibilidade para
saber exatamente o que se passa na cabeça do filhote nas mais diversas situações.

Vocalizações
Significados possíveis dessas vocalizações: cumprimento, pedido, aviso, irritação, insatisfação.

 ROSNAR: ameaça, irritação, agressividade.
 GEMER: manha, tristeza, dor, desconforto.
 CHORAR: tristeza, dor, medo, insatisfação, alegria.
 GANIR: medo, dor, desconforto.
 UIVAR: tristeza, medo, solidão.

Posturas
Significado mais provável dessas posturas:

 CAUDA ABANANDO PARA O ALTO: receptividade, alegria, simpatia.
 CAUDA ABANANDO PARA BAIXO: submissão, apreensão, insegurança.
 CAUDA ESCONDIDA ENTRE AS PATAS: medo, submissão, desconfiança.
 ORELHAS EM PÉ: atenção, alerta, perigo.
 ORELHAS VOLTADAS PARA TRÁS: medo, insegurança, submissão.
 PÊLOS ERIÇADOS, LÁBIOS RETRAÍDOS E DENTES A MOSTRA:ameaça, irritação, agressividade.
 BOCA ABERTA COM A LÍNGUA PARA FORA: contente, excitado, cansado.
 CABEÇA BAIXA: dor, medo, desconfiança, tristeza.
 CABEÇA INCLINADA PARA O LADO: atenção, alerta, concentração.
 DEITAR-SE DE BARRIGA PARA CIMA: submissão, docilidade, amizade, confiança.
 FAZ UM PEDIDO: olha alternadamente para a pessoa e o objeto e/ou local que almeja, cutucando suas patas no objeto e/ou caminhando em direção ao local desejado. Late, choraminga, lambe, mordisca e busca contato físico esfregando o rosto e o corpo em você para chamar atenção.
 PEDE PARA BRINCAR: traz o brinquedo e joga na sua frente, agacha a parte da frente do corpo, fica olhando para o brinquedo e para você. Late, choraminga, lambe, mordisca e busca contato físico esfregando o rosto e o corpo em você para chamar atenção.

Sentimentos
Como um cãozinho demonstra esses sentimentos

 ALEGRIA: movimenta-se rápido correndo de um lado para outro, próximo a você. Apresenta uma feição eufórica com a boca aberta, língua para fora e abanando a cauda levantada rapidamente. Busca contato físico esfregando o rosto e o corpo em você, podendo saltar em sua direção para lamber e/ou mordiscar, latindo e choramingando ao mesmo tempo. Em casos extremos urina de euforia.

 MEDO: afasta-se do local em que você se encontra, andando com o corpo todo trêmulo, com feição de pavor, cabeça baixa, sem coragem de olhar nos seus olhos e o rabo entre as patas. Procura um lugar seguro, onde possa se entocar, ficando fora do seu alcance. Em casos extremos urina de medo.
 TIMIDEZ: movimenta-se com cautela, andando de cabeça baixa e com a cauda abanando para baixo, aproximando e afastando várias vezes do local onde você se encontra, demonstrando ao mesmo tempo medo e vontade de interagir com você. Permanece a uma distância segura, com feição de desconfiança: cabeça de lado, orelhas em pé e olhos fixos atentos em você.
 MÁGOA: ignora seus chamados, apresentando feição de desprezo e evita olhar nos seus olhos. Não demonstra interesse por nenhuma brincadeira, procurando se refugiar em ambientes com pouco movimento e se possível, longe de você.





Nenhum comentário:

Postar um comentário