::Dicas primordiais para saúde de um novo filhote

 Vermifugue-o aos 30, 45 e 60 dias de nascido. Repita mais três vermifugações quinzenais quando este completar 4 meses. Atenção! Use somente vermífugo destinado a filhotes vendido em petshop.

 Vacine seu filhote quando ele completar 45 dias de vida. Se ele apresentar quadro de giardíase aguda com diarréia, dentre outros sintomas, medique-o conforme recomendação veterinária e proceda com a vacina somente quando estiver com a saúde 100%.

 Evite colocar a mão/dedos na boca do filhote. A mão/dedos contém muitos germes prejudiciais a saúde de seu pet que ainda não adquiriu todos os anticorpos necessários para sua sobrevivência. Por isso ingerir grande quantidade de germes o deixa vulnerável a doenças. Quando chegar da rua, procure lavar as mãos antes de brincar com seu amiguinho.

 Evite que ele tenha contato com sapatos, pois é o mesmo que estivesse andando na rua e isso só pode ocorrer se passados 15 dias depois de tomada a terceira e ultima dose de vacina.

 Não use no assoalho onde o filhote ficará desinfetante com forte odor, pois isso poderá desencadear uma alergia severa em seu mascote. USE DESINFETANTES PRÓPRIOS PARA ANIMAIS. VENDIDOS EM PET-SHOP.

 Só dê água que você mesmo beberia, ou seja, filtrada (se tiver certeza de que a filtragem está 100%), fervida ou mineral. Água direto da rua contém salmonela que causa diarréia no filhote, baixando seu sistema imunológico e o deixando vulnerável.

 Evite trocar de ração logo nos primeiros dias em que o filhote vai para sua casa. Trocar de ração também baixa o sistema imunológico. Dê um tempo até ele se adaptar ao novo lar - de preferência quando a diarréia inicial estiver acabada (a maioria dos filhotes, quando vai para um novo lar, fica com diarréia. Seja por insegurança, estresse da viagem, etc.) e suas fezes estarem rígidas. Quando o fizer, vai misturando aos poucos a velha com a nova ração. Não faça a troca bruscamente, pois o organismo do cãozinho estava adaptado a antiga e uma mudança brusca prejudicará sua saúde.

 Evite contato do filhote com outros animais de sua casa que já estão imunizados contra doenças e já passeiam na rua.

Lembre-se: seja rígido até a temporada de vacinas terminar. Não vale a pena arriscar a vida de seu mais novo melhor amigo por descuido que poderia ser evitado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário