::Cuidados com os olhos dos shih-tzus

Bom, todos sabem que o Shih-Tzu tem os olhos grandes e proeminentes. Por isso, requer alguns cuidados. 
 
Os olhos devem ser limpos regularmente (pois esta limpeza retira a secreção na qual se acumulam microorganismos que podem gerar infecções) e os donos precisam providenciar para que o ambiente não tenha objetos perigosos, como plantas espinhosas e enfeites pontiagudos. 

Além disso, deve estar atentos a qualquer sinal de lesão, o que requer uma visita imediata ao veterinário. 

A úlcera de córnea geralmente é causada por ferimentos na vista, e visualmente fica uma manchinha azulada no olho lesionado. Bom, a limpeza pode ser feita com soro fisiológico (após aberto, mantenha-o na geladeira. 

É bom fazer essa limpeza diáriamente ou ao menos três vezes na semana, pois esses cães tem mais secreções nos olhos do que os outros. E fique atento a manchinhas, vermelhões, e mantenha o cão com os olhos limpos. 

Úlcera da Córnea tem cura se houver tratamento com colírio específico, o tratamento dura em torno de 10 dias com colar Elisabetano.




4 comentários:

  1. Boa tarde, gostaria de arrumar uma fêmea para o meu Mike, ele tem Pedigreé e o Pai dele competia. O Mike é preto e branco, aonde posso encontrar uma fêmea? Obrigada. Thais Marques

    ResponderExcluir
  2. Thais você esqueceu de dizer de onde é!

    ResponderExcluir
  3. olá, meu nome é raissa, ganhei uma shith-zu á pouco tempo, ela tem mais ou menos 1 ano, e se chama amora, gostaria de saber quanto ela pode pegar cria, e se é perigoso, ah ela tem ulcera de cornea, e ja faz tratamento com colirio, kiss!

    ResponderExcluir
  4. ola alguem pode me ajudar.... é que o meu cachorro da raça shith-zu esta cm usera no olhos,ele começou o tratamento hoje..... queria saber se é grave e se pode levar ele a ficar sego...

    ResponderExcluir