::Se preparando para o parto de sua Shih-Tzu


      Sabe-se que a gestação nas cadelas, dura em torno de 55 a 65 dias, ou seja, de sete a nove semanas. O que vai depender de fatores, como o número e tamanho dos filhotes. Baseando-se nesta informação podemos evitar a correria de última hora e nos antecipar quanto a tudo que vamos precisar para o parto de nossa peluda. 
Adquira/reserve: 

1º - Em primeiro lugar, tenha a mão o telefone de um veterinário 24h mais próximo para quaisquer eventualidades;

2º - Caixa maternidade – pode ser de madeira ou plástico;

3º - Um lugar livre de corrente de ventos, muita movimentação de familiares e barulho;

(PRÓXIMOS PASSOS SOMENTE PARA CRIADORES EXPERIENTES – DO CONTRÁRIO SOLICITAR A INTERVENÇÃO DE UM VETERINÁRIO)

4º - Um frasco de Povidine;

5º - Tesoura amolada e desinfetada com água fervente ou Povidine – para cortar o cordão umbilical (dê uns três centímetros de distância + ou - e não deixe repuxar muito para não dar hérnia umbilical);

6º - Linha de costura (desinfetada com Povidine) de boa qualidade, ou seja, que não arrebente facilmente como a da marca Corrente, por exemplo, para amarrar o cordão umbilical. Pode ser amarrado rente a barriguinha, mas não muito – uns três milímetros de distância + ou -. Se amarrar muito afastado uma pequena hérnia se formará. O que será a nível normal para um Shih-Tzu. Hérnias muito grandes (em que haja necessidade de cirurgia) podem se formar quando a fêmea não recebe assistência, pois não consegue cortar o cordão umbilical com facilidade por ser prognata. Não pode amarrar muito forte para não causar fissura no cordão, nem muito frouxo para não soltar. Se caso soltar, deve amarrar novamente. Muitos falam para amarrar com fio dental, mas este, por ser muito grosso, solta mais facilmente do que a linha fina de costura. Após amarrar o cordão, pode-se pingar uma gota de Povidine para ajudar na cicatrização, e secar com algodão para não ficar escorrendo e tirar o excesso já que a mãe lamberá o filhote.

Outras dicas:

1ª – É mito não poder dar banho na fêmea após o parto! Como os filhotes são muito novinhos e não podem ficar por muito tempo longe da mãe você pode dar um meio banho. Lavando somente as partes de trás sujas pelo parto após passadas umas três horas do parto. Assim dá um tempo pra cadela descansar. Lembre-se de secar bem a mamãe após o banho. Este procedimento evita assaduras na fêmea. Uma semana depois dê um banho completo. Nesta fase, não passe sabão nos peitinhos. E nas outras partes só use sabão neutro. Tipo de glicerina ou de coco - marca Ruth.

2ª – Tenha a mão Hipoglós para passar em volta da vagina da cadela e ânus após o meio banho. Assim evita possível assadura.

3ª – Apare cuidadosamente os pêlos em volta da vagina e ânus, os pêlos da barriguinha e em volta dos peitinhos dias antes da previsão do parto. O primeiro método ajuda na higienização pós-parto e o segundo evita que os pêlos desta região embole com os esfregões dos filhotes causando feridas na mãe.

Boa hora para sua peluda!

Leia também: 
Cio, gestação e parto 
Por que os filhotes recém-nascidos choram tanto?


Nenhum comentário:

Postar um comentário