::Cuidados com seu cão no verão

O Verão está ai, e assim como os humanos os cães também sentem e sofrem com o calor da estação. Como donos responsável precisamos ter cuidados para que nosso melhor amigo possa aproveitar os belos dias de sol sem ter problemas por conta disso. Listamos os principais cuidados que devemos ter com nosso cães nesses dias de calor.

Atenção aos horários do passeio: Pegar sol para os cães é ótimo, é uma das necessidades básicas do nossos amigos, mas cuidado com os horários que o sol está mais forte entre 10:00h e 16:00h, neste horário se for passear ou brincar, faça uma atividade mais curta. Se você perceber que seu cãozinho está deitando, se escondendo na sombra ou ofegante demais, interrompa a atividade e ofereça água fresca imediatamente.

Chão Quente: Nossos amigos “normalmente” não usam tênis como nós. Nos dias muito quentes os pisos de alvenaria ou asfálticos, que ficam exposto ao sol, esquentam muito e pode machucar as almofadinhas dos nossos amigos. Teste você mesmo, com o tato, se o piso por onde vocês vão passear está adequando ou procure um caminho gramadinho ou na sombra.

Água Fresca: Água sempre fresca! Assim como nós, os cães perdem líquidos e precisa se hidratar. Deixar água a vontade é muito importante, além disso devemos prestar atenção onde deixamos a água, se exposta ao sol, vai esquentar rapidamente e água morna ou quente é um verdadeiro veneno para nossos amigos. Troque a água várias vezes ao dia para garantir que ela esteja fresca. E no passeio interrompa algumas vezes e ofereça uma águinha, ele vai adorar e aproveitar melhor o passeio.

Deixar Cão no Carro: Os cães precisam de ar fresco, pois através da respiração eles transpiram. No carro além do calor proporcionado pelo sol a respiração do cão faz esquentar ainda mais. Tente evitar deixar se cão no carro, mesmo na sombra. Mas se você precisa deixá-lo, certifique-se que seja por muito pouco tempo, uns 5 minutinhos no máximo com as janelas abertas, ou com alguém que fique com ele dentro do carro, se não poder ser assim é melhor deixá-lo em casa com certeza. Se for um filhotinho ainda, nem pense em deixá-lo sozinho no carro, eles são muito sensíveis.

Sombra a Disposição: A exposição excessiva ao sol é prejudicial para os cães, então veja se ele tem uma sombrinha a disposição, uma árvore, uma tenda, ou deixe a porta da casa aberta para que ele possa entrar e se protejer do sol. Os cães não são bobos, quando as coisas esquentam eles também procuram uma sombrinha, é comum ver eles tentando se refrescar deitando no piso cerâmico geladinho.

Banho e Secagem: Não use água quente nem secador muito quente, use água morninha ou temperatura ambiente, e o secador manere na temperatura.

Roupas e Acessórios: No calor não é necessário usar roupinhas ou acessórios, mas se você gosta realmente de usar algo para incremetar o visual do seu cãozinho tente um boné ou chapéu.

Ar-Condicionado  pode esconder um perigo: Para quem tem cão dentro de casa e usa o ar-condicionado não esqueca de verificar se o aparelho está limpo, pois a sujeira no ar-condicionado pode fazer mal para os nossos amigos. Se for filhotinho ainda, evite o ar, pois ele pode pegar uma pneumonia, nesse caso de preferência ao ventilador.

Pelo Curto e Pele Branca: Os cães de pelagem rala, “pelados” ou de pela clara pode ser afetado pelo sol, pergunte ao veterinário sobre o uso do protetor solar específico para cães. Cuidado especial para a área do focinho onde pode queimar ao sol.

Não esqueça, com filhotinhos o cuidado é redobrado porque eles são muito mais sensíveis que os adultos. 
E aproveitem o verão com o seu dog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário