::Por que meu cachorro não me obedece?

Se você é dessas pessoas que precisam se esgoelar para conseguir que seu cachorro faça o que você quer, ou se nem se esgoelando ele te obedece, saiba o motivo.
Os cães enxergam seu mundo sempre com olhos de matilha. Na matilha sempre há um líder. Se você não for considerado por ele o líder da matilha ele não te obedecerá com facilidade (ou nunca).
O líder da matilha não é simplesmente o mais forte fisicamente, é o mais sóbrio, firme, controlado e dominante.

Evite demonstrar descontrole emocional com um cão, Exemplo: gritar desesperadamente brigando porque ele fez algo que não devia. Corrija-o com firmeza, dando até um tapa - não precisa ser muito forte - se for o caso.

Saiba, também, que violência excessiva só fará de seu amigo um cão medroso e companheiro medíocre.
(Comprei uma cadelinha que era tão medrosa que vivia escondida. Hoje está um pouco melhor, pois pede carinho e brinca algumas poucas vezes. E mesmo com todo carinho que dou, ela passa a maior parte do tempo dentro de sua casinha de plástico. Não sei qual era o tipo de tratamento que ela recebia no canil em que a comprei só sei que marcou para a vida toda. Uma pena pois ela poderia ser mais companheira e mais feliz. E não é temperamento da raça. Tenho outra fêmea de mesma raça que interage muito mais comigo)

O líder da matilha não dá aos seus seguidores tudo que eles pedem, nem sequer os deixam ficar pedindo algo. O melhor da caça fica sempre com o líder que deixa seus seguidores se alimentar com as migalhas que caem e/ou o resto que sobra. É assim na natureza, é assim que os cães vêem as coisas. Se você faz todas as vontades ou a maioria delas ao seu mascote, o líder é ele e um líder não está disposto a obedecer seus seguidores/submissos. Os que fazem tudo que é pedido/mandado.
Seja firme no seu “NÃO”, saiba que seu cão será mais feliz e tranquilo sendo seguidor e não líder. O líder não dorme direito à noite - ele tem que tomar conta da matilha. Ser o primeiro a avisar - latir se algo estiver ameaçando a vida de todos.
Passear com seu amigo também é ótimo para afirmar quem é o líder. Líder sempre anda na frente ou ao lado dos subordinados. No passeio, nunca deixe ser guiado pelo seu cão, sempre ande um pouco a frente dele ou ao lado. Puxe firmemente a guia sempre que ele passar sua frente até que ele se acostume a andar como seguidor.
Não fique alimentando seu cão quando estiver comendo. Guarde um pedaço para ele e dê somente quando você já estiver acabado a refeição.
Nunca brinque de cabo-de-guerra e deixe-o ganhar. Isso vai reafirmar a liderança dele.
Não permita que o cão durma em lugar tão privilegiado quanto você (Exemplo: em cima da cama).
O cachorro deve entender que participa de nossas vidas- participar é muito bom- e não que é o centro de nossas vidas. Saiba que quanto mais submisso for seu amigo, mais será obediente. Isso é bom para ambas as partes, pois cães educados, donos felizes. Donos felizes, cachorros felizes!




Nenhum comentário:

Postar um comentário