::Viaje de carro com seu cãozinho corretamente

Seu amigo de quatro patas não precisa mais correr riscos ao viajar de carro com você, colocando a cabeça para fora do carro ou  sofrendo com freadas bruscas. Agora, existe disponível no mercado cadeirinha especial destinada ao transporte de cães em carros. Tem sempre um modelo adaptável a determinado modelo de assento do automóvel. Proporciona ao cão um passeio agradável e um transporte mais seguro. 


A Fernanda e o Ziggy aprovaram o uso da cadeirinha

 
Ziggy na sua cadeirinha em um de seus passeios 


Passear na cadeirinha do carro (especifica para cachorro) é uma das coisas que o Ziggy mais gosta. Fica calmo e muito tranqüilo, além de ser muito seguro para ele e para nós. Com a cadeira também ficamos livres de multas.


A lei

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece, em seu artigo 235, que é proibido conduzir animais nas partes externas do veículo; salvo se autorizado pelas autoridades de trânsito. A infração deste artigo é considerada falta grave e acarreta ao infrator multa com 5 pontos na carteira de habilitação e a retirada do animal da parte externa do veículo.
O artigo 235 caracteriza como transporte perigoso conduzir animais na parte externa do veículo. Por isto, o infrator perde os 5 pontos na carteira. Enquadram-se neste artigo, por exemplo, pessoas  que dentro de um carro, conduzem o cão pela guia; ou que viajam com caixas ou gaiolas sobre o teto do veículo. Quando o transporte for realizado em caminhonetes, há certa tolerância, desde que o animal seja transportado com total segurança; por exemplo, se o animal estiver sendo transportado dentro de uma caixa bem fechada e fixada, sem o risco de abrir ou cair. Animais presos por corrente não é considerado transporte seguro!

O inciso II do artigo 252 proíbe o transporte de animais à esquerda do motorista ou entre os seus braços e 
transportar o animal desta forma atrapalha a direção do motorista.

É recomendável que o cão esteja com um acompanhante no banco de trás, à direita do motorista para não o atrapalhar. O animal também pode seguir, no banco de trás, com um cinto de segurança específico para cães ou como segunda opção em cadeirinha.








3 comentários:

  1. A cadeirinha é ótima!!! vale a pena comprar.
    bjs,

    ResponderExcluir
  2. òtiiima a cadeirinha, o meu adora passear de carro na cadeirinha, nem precisamos mais prendê-lo na coleira, é só abrir a porta do carro que ele sobe na cadeirinha e fica quietinho a viagem inteira, e só levanta quando abre a porta pra ele sair, vale a pena comprar, o meu shitzu adora, sem contar que alem de livres de multas, o cachorro fica mais seguro na cadeirinha

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vc gostou! O Ziggy ama e para viagens longas é o ideal!!!!!

    ResponderExcluir